Agora é oficial. A Fiat confirmou o retorno da marca Abarth ao mercado brasileiro e não apenas com um único modelo. A divisão esportiva terá algumas concessionárias com sua logo na fachada, com atendimento personalizado e exclusivo. O primeiro modelo a ser comercializado aqui será o Pulse Abarth, que deverá ser equipado com o motor 1.3 turbo de 185cv, embora a Fiat não confirme. O lançamento está previsto para o quarto trimestre do ano.
O anúncio foi feito pelo diretor de Brand Fiat na América do Sul, Herlander Zola, que confirmou o retorno da Abarth ao Brasil e a chegada da versão apimentada do Pulse. Ele fez um retrospecto da marca do escorpião, fundada por Carlo Abarth em 1949, ainda como uma oficina de preparação de carros. Em 1971, porém, a Abarth foi incorporada ao grupo Fiat como divisão esportiva, além de fornecedora dos motores da Fórmula 4.
Ao longo de sua história, a escuderia italiana lançou modelo icônicos, como o Fiat Abarth 750 Coupé Zagato (1958), Fiat Abarth 695 (1964), Fiat Abarth OT-1300 124 Coupe (1966), Fiat Abarth 850 TC (1968), Fiat 124 Abarth Rally (1972), Fiat Ritmo Abarth 125 TC (1981), Punto Abarth (2007), Fiat 500 Abasrth 595 (2008) e Fiat 124 Spider Abarth (2016).
No Brasil, o Fiat Stilo Abarth foi o primeiro a trazer a logo do escorpião, que é uma alusão ao signo do criador da marca. O hatch médio chegou em 2002, equipado com motor 2.4 litros de 20 válvulas e 167cv, o mesmo do Marea, referência que não contribuiu muito para o seu sucesso. Teve 942 unidades vendidas.
Já em 2014, a Fiat trouxe para o Brasil o subcompacto 500 Abarth, equipado com motor Multiair 1.4 16V Turbo, que desenvolvia 167cv e 23kgfm de torque. O carrinho italiano acelerava até 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Um verdadeiro foguetinho. Foram vendidas cerca de 300 unidades do modelo.
Agora a divisão esportiva retorna ao Brasil como marca e terá alguns pontos de vendas especializados, instalados em concessionárias Fiat, mas com a logo do escorpião na fachada. De acordo com Herlander Zola, serão de 25 a 50 concessionárias com espaço dedicado à marca Abarth, com atendimento personalizado e exclusivo, teste drive, além de uma plataforma digital de relacionamento que fornecerá todas as informações sobre a divisão esportiva e o Pulse Abarth, o primeiro a ser comercializado nesta nova fase. Mas o modelo será vendido em toda a rede de concessionárias Fiat.
Zola não quis entrar em detalhes, mas confirmou que, em futuro próximo, outros modelos Abarth estarão à venda no mercado brasileiro. Ele mostrou uma projeção com três carros cobertos com tecido, indicando que além do Pulse outros dois já estão sendo preparados.
MOTOR TURBO O Pulse Abarth mostrado por Zola tem a carroceria em duas cores, com o teto preto, retrovisores e spoiler dianteiro em vermelho. No lugar do nome Fiat na grade, a imponente logo do escorpião. Nas laterais, uma faixa vermelha traz o nome Abarth. De acordo com o site Autos Segredos, as rodas de liga leve serão de 17 polegadas e o interior terá acabamento diferenciado, com bancos esportivos, detalhes em vermelho e pedaleira esportiva. A traseira tem o nome Abarth, lanternas escurecidas em LED, para-choque estilizado e saída dupla do escapamento.
O diretor da Fiat não forneceu qualquer informação sobre o conjunto mecânico que equipará o Pulse Abarth, mas especula-se que será o motor 1.3 turbo de 185cv e 27,5kgfm de torque, o mesmo que equipa a Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. O câmbio deve ser o automático de seis velocidades. Seguindo os padrões Abarth, as suspensões, direção e freios certamente receberão nova calibragem para se adequarem ao desempenho mais esportivo.
O lançamento oficial do Pulse Abarth está programado para o quarto trimestre deste ano, com pré-venda iniciada um pouco antes. Nos próximos meses, Zola prometeu que outras informações sobre o modelo serão reveladas. Ele confirmou também que a Fórmula 4, que usa motores Abarth, retornará ao Brasil, com as primeiras provas em maio. O Pulse Abarth foi apresentado ontem durante o BigBrother Brasil e será oferecido como prêmio ao vencedor do reality.