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Adeus, tanquinho

Volkswagen é a primeira a comercializar modelo flex sem o reservatório de gasolina para dar partida a frio. Hatch custa cerca de R$ 6 mil a mais, mas ganha itens de série

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Modelo tem identificação externa e só é comercializado na cor preta

De Campinas (SP)

A Volkswagen, mais uma vez deixou a concorrência para trás, ao comercializar o primeiro modelo equipado com motor flex sem o reservatório de gasolina para partida a frio. A montadora já ostentava o título de primeira a oferecer um carro com sistema flex de combustível no mercado nacional. Agora, lança o Polo 1.6 E-Flex, que aposenta o tanquinho e introduz tecnologia que aquece o álcool durante e depois do processo de partida. O hatch ficou mais caro, mas ganhou alguns itens de série.

Os modelos equipados com sistema flex de combustível são equipados com o tanquinho de gasolina no compartimento do motor para auxiliar na partida em dias mais frios. Mas o reservatório extra nunca foi considerado a melhor solução para o problema e há muitos anos as empresas especializadas em injeção de combustível procuravam alternativa para eliminar o tanquinho. A VW e a Bosch foram mais rápidas e conseguiram colocar no mercado o Polo E-Flex, equipado com o sistema Flex Start.

Para eliminar o tanquinho, a Bosch criou um sistema de gerenciamento acionado eletronicamente, que identifica as condições de operação do motor e a temperatura ambiente. Se for constatada temperatura abaixo de 14 graus, o sistema é acionado durante a partida e uma luz indicadora aparece no visor digital do painel. Para isso, basta girar a chave de ignição até o primeiro estágio. Em seguida, vira-se a chave até o segundo estágio, pisando no pedal de embreagem, e o motor funciona. Se a embreagem não for acionada, o carro liga.

Combustível é aquecido antes de chegar às válvulas injetoras

Durante a apresentação do Polo E-Flex, na fábrica da Bosch, em Campinas, foi feita uma demonstração com um modelo no interior de uma câmara fria. O carro passou horas exposto a uma temperatura de 5 graus negativos. Abastecido com álcool, o motor funcionou na primeira tentativa. Os técnicos da empresa explicaram que o sistema identifica a temperatura ambiente e, ao ser acionado, aquece o combustível por meio de resistências que ficam antes das válvulas injetoras. Isso faz com que a partida seja eficiente e ainda evita que o carro apresente oscilações de marcha lenta nos primeiros minutos de funcionamento. Caso a temperatura seja superior aos 14 graus, o sistema não é acionado.

A única falha do Polo E-Flex é a ausência de uma mensagem de ?acionar o pedal de embreagem? no visor digital do painel, o que poderia evitar transtornos aos desavisados e esquecidos. O Flex Start tem durabilidade de 10 anos e a VW já anunciou que vai aplicar o sistema em outros modelos de sua linha. O Polo E-Flex é vendido somente na cor preta, por R$ 47.490, e tem como itens de série ar-condicionado eletrônico, vidros e retrovisores com comandos elétricos, direção hidráulica, faróis de neblina, sensor de estacionamento, travamento central das portas, rodas de liga leve aro 15 polegadas e CD Player com MP3, USB, SD Card, Bluetooth e I-System.

Jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil