Começam a ser apresentados em aeroportos de todo o Brasil, os reforços na área de segurança para casos de resgate e salvamento, que integra a equipe de bombeiros.
O veículo é um Iveco Daily 4x4 equipado com macas, desencarcerador (instrumento para corte de ferragens), torre de iluminação própria, gerador de energia elétrica, grande cabine e tração nas quatro rodas para garantir uma grande mobilidade dos socorristas.
Cerca de 36 veículos estão sendo distribuídos para os aeroportos do Brasil. Os equipamentos tiveram um investimento de R$ 13,4 milhões. "A ideia é estar no mesmo nível de qualquer aeroporto do mundo, pronto e treinado, mas sempre torcendo para não haver necessidade de usá-lo", ressalta o superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio.
Importado da Itália, o carro de 270 cv de potência é capaz de acelerar de 0 a 80 km/h em 40 segundos, segundo a Infraero. Além disso, tem bloqueios nas rodas e grande ângulo de ataque (aproximadamente 48%). No Brasil, a montadora não produz o modelo 4x4, mas de acordo com o Sales & Marketing da Iveco, Marluz Cariani, a produção nacional já está em estudo.
Em Minas, o aeroporto contemplado com o novo veículo foi o da Pampulha. O carro que já servia o terminal da capital mineira irá para o Aeroporto do Carlos Prates, também em BH.