Acompanhe também o VRUM pelo Twitter
A família Gol começou a ser formada em 1981, quando o sedã Voyage foi lançado no Brasil. Com linhas retas e três volumes muito bem definidos, o modelo usava o mesmo motor 1.5 refrigerado a água do Passat, com 65cv de potência. Em 1983, o Voyage ganhou opção do motor 1.6 do Passat TS, com 81cv e velocidade máxima de 153km/h. Esse ano ainda marcou a chegada do modelo de quatro portas.
Veja a galeria completa de fotos do Voyage geração 1 e a geração atual!
Em 1985, a Volkswagen lançou a versão Super, com o motor AP 1.8 do Santana, que tinha 94cv e máxima de 164km/h. Por fora, o modelo recebeu retoques esportivos, como a aplicação de preto fosco onde havia cromados, faróis de milhas, bancos esportivos e calotas diferenciadas. A essa altura, o motor 1.6 também pertencia à família AP.
TAPINHAS Em meados de 1986, o modelo foi reestilizado, ganhando novos faróis, grade e para-choques mais envolventes. Logo o Voyage passou a ser exportado para os Estados Unidos (onde era denominado Fox), devidamente modificado, o que incluía injeção eletrônica. Já em 1990, tempos de Autolatina, o modelo passou a usar o motor CHT 1.6 da Ford, com 76cv e máxima de 152km/h. Por fora o Voyage foi ligeiramente remodelado, ficando com painel dianteiro mais baixo, com nova grade, faróis e lanternas.
O motor da Ford foi transformado em AE, mais econômico, porém o Voyage recuperou o VW AP 1.6 em 1993. Outra versão do sedã que ganhou roupagem quente foi a Sport, com lanternas fumê, rodas e bancos esportivos, equipada com motor 1.8. Em 1994, deixou de ser fabricado no Brasil, mas o modelo importado da Argentina foi vendido no mercado nacional até o fim de 1995. Depois de 13 anos, em 2008, o Voyage reapareceu derivado da quinta geração do Gol, totalmente renovado.
Confira as outras reportagens da série:
VW Gol ? Substituto do Fusca
Passat ? Volkswagen a água!
Alfa Romeo 2300 - A nossa Alfeta.
Gurgel - Guerreiro verde e amarelo
Chevette - O pequeno da GM
Dodge Dart ? Na medida do prazer>.
Variant, TL e VW 1600 ? Trinca do barulho.
Chevrolet Opala - A história do projeto 676.
Ford Galaxie/Landau - Grandalhão com estilo.
Chrysler Esplanada - Herança da Simca.
Simca Chambord - De Belo Antônio a Vigilante Rodoviário.
FNM JK-2000 - Sedã pioneiro no luxo.
Toyota Bandeirante - A saga do jipessauro.
Aero Willys - Requinte nacional.
Willys Rural - Rural urbana.
Renault Dauphine - As desventuras do Leite Glória.
VW Fusca - O queridinho do Brasil.
Ford F-100 - Para o trabalho e o lazer.
Chevrolet Brasil/Amazona - Linha diversificada.
DKW Candango - A vida curta de um batalhador.
Jeep Willys - Da batalha para o sertão.
DKW Belcar - Um sedã de belas formas.
VW Kombi - Heroína da resistência.
DKW F-91 - Simpática perua.
Romi-Isetta - Carro, moto ou geladeira?.