Erasmo Carlos, morto nesta terça-feira, aos 81 anos, no Rio de Janeiro, entrou para a história graças ao legado artístico. Pioneiro do rock, ele alterou os rumos da música popular brasileira com o movimento da Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos e de Wanderléa. A fama era tanta que o Tremendão, como era apelidado, virou nome até de peça de carro.
E olha que não se trata de qualquer carro: o modelo em questão é o Volkswagen Fusca, campeão de vendas no mercado brasileiro por décadas e até hoje objeto de admiração para uma legião de aficionados. Já a peça é um modelo de farol, vendido como acessório, que se tornou popular especialmente nas décadas de 1960 e 1970 e acabou ganhando o apelido de Tremendão.
Como apelido de Erasmo Carlos virou farol de Fusca?
Curiosamente, não há qualquer informação do envolvimento direto de Erasmo Carlos os tais faróis para Fusca. Quem fabricava esse componente era a Rossi, que atua no ramo de autopeças. Consta que a empresa simplesmente começou a se referir ao produto como "Tremendão" em peças publicitárias. E, mesmo sem a participação do músico, o apelido pegou!
A Rossi começou a produzir o farol do tipo Tremendão em 1959, mesmo ano em que ocorreu a nacionalização do Volkswagen Fusca. Mas o caso é que esse componente nunca veio de fábrica no modelo: era vendido em lojas de acessórios. Vale destacar que, há cerca de 50 anos, equipamentos do tipo afermarket eram uma verdadeira febre entre os proprietários de veículos.
Os faróis popularmente conhecidos como Tremendão utilizavam uma tecnologia diferente dos que vinham de fábrica no Volkswagen Fusca. Em vez de lâmpadas convencionais, eles eram do tipo sealed beam. Isso significa que o filamento luminoso fazia parte da própria peça, que, quando queimava, precisava ser substituída por inteiro.
Por outro lado, apesar desse inconveniente na hora da troca, a tecnologia sealed beam prometia maior poder de iluminação. Por sua vez, os faróis originais do Fusca, além das tradicionais lâmpadas, tinham um desenho distinto, com aspecto mais bolhoso: por isso, ganharam o apelido de "olho de boi".
Tremendão até na iluminação
Para a linha 1973, a Volkswagen adotou um novo modelo de para-lama, com farol de lente plana. Assim, nos veículos fabricados a partir daquele ano, era impossível instalar o "Tremendão". Contudo, o acessório continuou popular: além da Rossi, outras marcas também o produziram. Na época, alguns proprietários alegavam que os componentes paralelos até deixavam o Fusca antigo parecido com o similar mais novo.
Hoje em dia, o farol Tremendão ainda é desejado entre os antigomobilistas entusiastas do Fusca. E, de quebra, ajudou a imortalizar Erasmo Carlos também no mundo dos automóveis.
Assista ao vídeo e conheça um Fusca 1971 com vários acessórios!
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