A venda de carros blindados continua crescendo no Brasil, apesar da recessão, segundo artigo publicado nesta segunda-feira (04/05) pelo jornal americano New York Times. A reportagem afirma que o crescimento econômico dos últimos anos, aliado ao corte nos impostos sobre venda de veículos e ao medo da violência, fazem de São Paulo a cidade com maior fabricação e venda de veículos blindados para uso civil no mundo.
O jornal diz que ao contrário do que ocorreu com vários bens de consumo como eletrodomésticos, a venda de carros aumentou. De acordo com a reportagem, o preço da blindagem - que caiu para menos da metade, em uma década -, a estabilidade econômica e o financiamento de carros, tornaram os carros blindados acessíveis à classe média alta.
Se há dez anos as marcas mais procuradas para blindagem eram a Mercedes, Jeep Cherokee e BMW, agora carros da Toyota, Chevrolet e Volkswagen estão entre as cinco maiores, diz o NYT.
Segundo a Associação Brasileira de Blindagem, mais de 7 mil carros foram blindados no Brasil no ano passado, em comparação com 1.782 1há dez anos. De acordo com a Abrablin, os números continuam a crescer em 2009, apesar de um primeiro trimestre com maus resultados econômicos.
O NYT afirma que, apesar de os índices de assassinatos e roubo de veículos terem caído em São Paulo, os paulistanos apontam a falta de segurança como principal razão para comprar um carro blindado.