UAI

Cinco cuidados para manter o ar-condicionado do seu carro funcionando perfeitamente

Aprenda como cuidar do sistema que será seu grande aliado no trânsito nos dias de calor excessivo

Publicidade
A manutenção periódica do sistema de ar-condicionado é de extrema importância por questão de saúde dos ocupantes do carro
A manutenção periódica do sistema de ar-condicionado é de extrema importância por questão de saúde dos ocupantes do carro Foto: A manutenção periódica do sistema de ar-condicionado é de extrema importância por questão de saúde dos ocupantes do carro

A chegada da primavera trouxe muitas flores e céu azul, mas também muito calor. As altas temperaturas têm castigado os brasileiros nos últimos dias, e para sair de casa, muitos motoristas têm recorrido ao ar-condicionado para amenizar o calor. Porém, esse é um item do carro que requer alguns cuidados, como a manutenção e higiene para não prejudicar a saúde do motorista e passageiros. Pensando nisso, confira cinco dicas para cuidar de forma adequada do ar-condicionado do seu carro:

1 - Troque o filtro regularmente

Mão segurando filtro anti pólen realizando limpeza do sistema de ar-condicionado
Trocar o filtro garante a circulação de um ar mais limpo no interior do veículo

Para iniciar a lista de cuidados com o ar-condicionado temos a troca do filtro de cabine. Esse componente tem como função reter impurezas como pólen, poeira, fuligem, além de purificar o ar que entra no seu veículo. Com o passar do tempo, o filtro acumula os resíduos e para de filtrar adequadamente, deixando passar 'ar sujo' para dentro do carro.

Por isso, trocar o filtro do ar-condicionado no prazo estipulado pelo fabricante – que, em condições normais, é de uma vez por ano ou a cada 15 mil quilômetros rodados – garante o pleno funcionamento do sistema e melhora a qualidade do ar que circula dentro do carro. Claro que modelos que trafegam a maior parte do tempo em ambientes empoeirados, como estradas de terra e minério, a troca deve ser feita em períodos mais curtos.

2 - Evite acionar a recirculação de ar constantemente

Ícone recirculação de ar
Apesar de resfriar mais rápido, a recirculação de ar pode ser prejudicial a saúde. Use com moderação!

A recirculação é o processo responsável por acelerar o resfriamento do carro, garantindo uma temperatura baixa mais rapidamente. No entanto, para funcionar, ele não faz a troca do ar interno com o externo, aumentando o nível de gás carbônico dentro do carro, tornando o ar 'viciado'.

Por isso, é interessante usar a recirculação com moderação, apenas em locais mais poluídos ou com calor excessivo. Isso porque, manter a função habilitada por muito tempo – além de reduzir a qualidade do ar, causando náuseas e dor de cabeça – pode sobrecarregar o sistema de ar-condicionado, xomprometendo sua eficiência.

3 - Não deixe o ar-condicionado desligado por muito tempo

Outro cuidado necessário com o ar-condicionado é não deixá-lo desligado por um longo período de tempo. Isso porque o não uso, seja por dias ou semanas, pode resultar no acúmulo de poeira e microrganismos nos componentes do sistema.

Para não ter esse problema, a recomendação é ligá-lo pelo menos uma vez por semana, fazendo com que o ar circule pelo sistema, mantendo-o lubrificado e livre do acúmulo de impurezas.

4 - Dissipe o ar quente do veículo antes de ligar o ar-condicionado

Trânsito de carros sob o sol, com um termômetro marcando 35 graus; para matéria sobre cuidados com o ar-condicionado.
Temperatura elevada exige cuidados especiais com o sistema de ar-condicionado

Especialmente depois de deixar o carro estacionado em locais com muito calor, é importante abrir as janelas para amenizar a temperatura interna antes de ligar o ar-condicionado. Assim, você evita forçar os componentes do sistema e garante maior eficiência na refrigeração do seu carro.

5 - Faça a limpeza do sistema regularmente

Equipamento dando jato de produto para cuidados com o ar-condicionado
Com o uso de produtos específicos é possível desintoxicar o sistema de ar-condicionado em casa

Para fechar a lista de cuidados, temos um dos passos mais importantes. A higienização do ar-condicionado, além de fundamental, costuma ser um procedimento bastante simples. No mercado existem diversos produtos de fácil utilização e que permitem realizar a limpeza de forma simples. Mas também é possível encontrar esse tipo de serviço em oficinas, lava-rápidos e até mesmo postos de combustíveis.

Para fazer a limpeza, é preciso ter um higienizador próprio para o equipamento do seu veículo, que pode ser encontrado em lojas de materiais automotivos, supermercados e lojas on-line por valores acessíveis. O processo simples é responsável por desintoxicar os componentes do sistema de ar-condicionado e garantir melhor qualidade do ar.