UAI

Arrancada final: Dodge Viper SRT se despede com séries especiais

Superesportivo "puro sangue"; aparece no Salão de Los Angeles em duas versões limitadas e com novidades mecânicas e de estilo

Publicidade
Foto:

Entre os modelos da Chrysler que irão se despedir das linhas de montagem, nenhum mexe tanto com os sentimentos dos aficionados por velocidade quanto o Dodge Viper. Para marcar a despedida da atual geração, o superesportivo apareceu no Salão de Los Angeles em duas séries especiais. A primeira é a ACR 1:33 Edition, cujo nome faz referência ao tempo recorde batido pelo bólido no circuito de Laguna Seca no dia 24 de novembro. Ainda mais chamativo, o modelo vem em pintura bicolor que inverte o esquema normal da série ACR ? American Club Racer ?, com a predominância do vermelho sobre o preto. O interior recebeu acabamento especial estilo ?preto piano? com mostradores de iluminação vermelha em combinação com a costura pespontada dos bancos em tom vermelho. Serão apenas 33 modelos produzidos desta versão.

Veja mais fotos do Dodge Viper 2010!

Ainda mais limitada ? apenas 10 unidades ? é a série Voodoo do Viper ACR conversível, que conta com pintura preta cortada por uma faixa de competição no lado esquerdo da carroceria, replicada também no volante. Ambos modelos são movidos pelo ?monstruoso? motor V10 com 8,4 litros. Esse ?big block? é capaz de entregar 608 cv de potência e 77,4 kgfm de torque, uma ?força bruta? que está se tornando cada vez mais rara.

No braço: motor V10 8.3 gera 608 cv e 77,4 kgfm despejados sem salvaguardas eletrônicas



Toda esse incorreção política é capaz de levar esse ícone americano de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos, com uma velocidade máxima de 325 km/h. Como bom ?carro de racha?, o Viper é capaz de cumprir o ¼ de milha em apenas 11,5 s. E as acelerações em alta velocidade foram melhoradas pela adoção de uma quinta marcha com relação encurtada ? são seis no total. Para desacelerar tamanho entusiasmo o bólido conta com freios a disco ventilados nas quatro rodas fornecidos pela italiana Brembo.

Para o ano/modelo 2010, serão produzidos apenas 500 unidades, que contam ainda com duas novas opções de cores: laranja ?tóxico? perolizado e prata metálico. Ambas combinadas com listras duplas mais largas que percorrem a carroceria de para-choque a para-choque. De acordo com a marca, são três cores possíveis para o interior, seis escolhas de faixa, quatro rodas diferentes, o que permitira mais de 7.600 combinações diferentes. A Chrysler já revelou em seu plano de negócios que o Viper atual deixará de ser produzido na metade de 2011. Mas que não está descartada uma nova geração para 2012. Assim esperam os que acreditam que "nada substitui polegadas cúbicas".