UAI

Aston Martin DB5 do 007 vai a leilão

O modelo de 1964 utilizado por Sean Connery em Goldfinger e Thunderball será vendido pela primeira vez na Inglaterra, no dia 27 de outubro

Publicidade
Foto:

Junto com as belas mulheres, o Martini mexido e não batido e a pistola Walther PPK, o Aston Martin é um dos acessórios exclusivos de James Bond. E, se o assunto é charme, ninguém supera a dupla Sean Connery e Aston Martin DB5. Algo que só valoriza o modelo 1964 utilizado nos filmes Goldfinger (1964) e Thunderball (1965) - lançado por aqui como "007 contra a chantagem atômica". Cheio de traquitanas, o esportivo clássico irá à leilão no dia 28 de outubro em Londres. A casa de leilões RM Auctions em associação com a tradicional Sotheby´s espera atingir, no mínimo, US$ 5 milhões, o equivalente a R$ 9,1 milhões.

Dotado da placa FMP 7B, esse modelo é um dos dois carros utilizados nos filmes da década de 60. Idealizado pelo especialista em efeitos especiais John Stears - premiado com o Oscar - o carro recebeu uma série de modificações creditadas ao cauteloso Q. Uma parafernália ofensiva que inclui metralhadoras escondidas pelas luzes de direção, escudo traseiro a prova de balas, dispositivo de rastreamento, telefone embutido no descansa braço da porta do motorista, placas intercambiáveis, pára-choques de impulsão, lâminas embutidas nos cubos de rodas, painel do teto removível (indispensável para o uso do assento ejetor) e, como as perseguições eram inevitáveis, spray de óleo, cortina de fumaça e lançador de pregos. Tudo controlado por um painel cheio de botões e interruptores escondido no descansa braço central. Só faltou a coqueteleira.

Veja a galeria completa do Aston Martin DB5 de James Bond!

O DB5 voltará a um dos cenários celebrizado no filme Goldfinger. O carro será a vedete de um baile de fãs no Stoke Park Club, nos arredores do Londres, local onde James Bond enfrentou o arqui-vilão Goldfinger pela primeira vez. O baile "black tie" será no dia 26 de junho e os ingressos serão limitados.

O DB5 sem disfarces

Evolução do DB4 (os Aston recebiam a sigla em homenagem a David Brown, dono da marca então), o cupê de 4,57 metros foi lançado em 1963 e saiu de linha em 1965. A motorização ficava ao encargo de um seis cilindros em linha longitudinal de 4 litros dotado de apenas duas válvulas por cilindro e três carburadores SU. A potência máxima era de 286 cv a 5.500 rotações e o torque era de 39,8 kgfm a 3.850 giros. Em testes, o modelo cumpriu o zero a 60 milhas por hora (97 km/h) em 7,1 segundos e alcançou os 233 km/h, um desempenho entre os melhores do mundo. O preço do cupê era de 4.248 libras esterlinas em 1963, o equivalente a R$ 11,3 mil.

Dossiê FMP 7 B

O Aston Martin foi originalmente financiado por leasing pela produtora EON Productions para filmar os dois filmes de 007 na década de 60 e, logo depois, foi devolvido para a fábrica da marca em Lagonda, após passar por uma turnê promocional. Um norte-americano, Jerry Lee, dono de uma cadeia de estações de rádio baseado em Filadélfia, Pensilvânia, comprou o cupê FMP 7B em 1969 por apenas US$ 12 mil, dinheiro suficiente para comprar dois Ford Mustang. Lee foi o único dono do carro, que foi raramente exibido ao longo de 40 anos.

Uma réplica já foi vendida em janeiro de 2006 por mais de US$ 2 milhões, ou seja, é melhor preparar o bolso para comprar o original



O carro será vendido por uma boa causa. Jerry Lee possui uma fundação voltada para problemas sociais associados ao crime e à pobreza, com presença nos Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Noruega. "O carro de James Bond me trouxe tanto prazer por 40 anos", afirmou Jerry Lee. "Mesmo que eu o venda e utilize o dinheiro para financiar a fundação Jerry Lee, o modelo vai continuar a me dar muito prazer já que ele irá fortalecer a missão da fundação de fazer o bem em volta do mundo", completou Lee, entregando a verdadeira missão do DB5.