A Audi lançou a quarta geração do A3 no Brasil no fim de novembro passado, mas já tem novidade do modelo para apresentar. Trata-se da nova versão intermediária S Line 2.0 TFSI, que se junta à S Line Limited 1.4 (R$ 229.990) e Performance Black 2.0 (R$ 264.990), todas disponibilizadas nas carrocerias hatch (Sportback) e sedã. A novidade tem preço sugerido a partir de R$ 249.990 na modalidade venda direta, para o hatch ou o sedã, e a Audi informa que as últimas unidades do lote limitado da versão 1.4 S Line Limited ainda estão disponíveis nas concessionárias.
Produzido na fábrica da Audi em Ingolstadt, na Alemanha, o novo A3 tem as carrocerias feitas com aços de alta resistência e capô em alumínio, para aliviar o peso. De acordo com a montadora, o modelo é totalmente novo e teve o visual repaginado. E a nova versão S line chega para complementar o portfólio, disponibilizando mais uma opção para os clientes da marca.
O Audi A3 S Line 2.0 TFSI traz de série equipamentos como keyless, volante revestido em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas Audi Sport exclusivas de liga leve de 18 polegadas, faróis full LED, seis airbags, Park Assist, sistema de direção dinâmica progressiva, ar-condicionado de duas zonas, porta-malas com abertura automática hands free, sistema de som Audi com 10 alto-falantes e pacote de luzes internas customizáveis.
Já a lista de opcionais traz pintura metálica, sistema de som premium Bang&Olufsen 3D, faróis full LED Matrix com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo, pacote de luzes ambiente customizáveis, bancos esportivos com a inscrição S line e costuras aparentes, detalhes em couro nas portas e console central, volante revestido em couro perfurado e com logo S Line e pedaleiras em alumínio. Tanto o hatch quanto o sedã estão disponíveis nas cores sólidas branco ibis e azul turbo, nas metálicas azul navarra, amarelo píton, branco geleira, preto mito e vermelho tango, e a perolizada cinza daytona. As cores do acabamento interno são preto, cinza e bege.
VISUAL A nova geração do Audi A3 ganhou linhas mais aerodinâmicas e esportivas, com porte mais robusto. Destaque para a ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte inferior do para-choque. O modelo conta com faróis e as lanternas full LED, com indicador dinâmico de setas na traseira de série.
O A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros no comprimento (4,34m) e na largura (1,82m) em relação à geração anterior, mas manteve a altura de 1,43m e a distância entre-eixos de 2,64m. No hatch, a capacidade do porta-malas pode variar de 380 a 1.200 litros, sendo este último volume com o banco traseiro rebatido e considerando o espaço até o teto.
Já o A3 Sedan cresceu em quase todas as dimensões, se comparado com a geração anterior, ficando com 4,50m de comprimento, 1,82m de largura e 1,43m de altura. A distância entre-eixos permaneceu inalterada, com 2,64m. De acordo com a Audi, as mudanças nas dimensões externas resultaram em aumento de 2cm na altura para a cabeça nos bancos dianteiros, além de mais espaço para os cotovelos. O porta-malas do sedã continua com os mesmos 425 litros de capacidade.
INTERIOR A Audi caprichou no desenho do interior da nova geração do A3, que traz elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de troca de marcha com acionamento eletrônico (shift-by-wire). O acabamento é mais sofisticado e traz detalhe em alumínio texturizado no console central. O Audi Virtual Cockpit tem tela de 12,3 polegadas e traz todas as informações para o motorista, permitindo três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo, além de conectividade com smartphone por Apple CarPlay e Android Auto.
CONJUNTO MECÂNICO A nova versão S Line é equipada com o motor 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 190cv e 32,6kgfm de torque, e atua em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que equipa a versão topo Performance Black.
A Audi equipou o novo A3 com suspensão traseira independente, com amortecedores que se adaptam às condições do piso, proporcionando um rodar confortável e com boa estabilidade em curvas. Outro sistema de destaque no A3 é o Audi Drive Select, com cinco modos de condução: comfort, dynamic, efficiency, auto e individual. Cada um ajusta as respostas do acelerador, câmbio e da direção progressiva. A Audi informa que o A3 S Line 2.0 TFSI estará disponível para pronta entrega nas concessionárias nos próximos dias.