De Brasília (DF) - Diante das constantes modernizações de seus principais concorrentes, os modelos da Mercedes Classe E e os da BMW Série 5, a Audi sentiu a necessidade de (vamos dizer assim) "dar uma chacoalhada" na linha A6. Primeiro, foi a reestilização, que deixou o carro mais moderno e identificado com a filosofia de design da marca. Depois, vieram as atualizações mecânicas. Dentro dessa estratégia, a montadora alemã agora lança a versão sucessora da 3.0 V6, que ganhou motor mais potente e muito recheio tecnológico.
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Design
Assim como os concorrentes, as linhas do A6 deixam a sobriedade de lado e incorporam proposta esportiva, que começa nas próprias linhas, que mais se parecem as de um cupê, embora o modelo tenha quatro portas bem definidas. Basta observar a curvatura do teto. Mas não é só isso. A aparência esportiva começa na frente (com os vincos que formam um U, em conjunto com a grade trapezoidal, de fundo preto; e os faróis de xenônio de dupla parábola), passa pelo perfil (com o vinco acentuado que corta toda a lateral do carro e o desenho esportivo das rodas de liga, além do arco do teto, é claro), e termina na traseira (com a traseira mais curta, as lanternas mais horizontalizadas e a dupla saída de escape cromada).
Interior
Para criar um ambiente que mistura luxo, requinte e esportividade, a Audi abusou dos detalhes em alumínio e madeira, que estão presentes no console central e nos painéis de instrumentos e das portas. Em conjunto com a forração em couro bege dos bancos e painéis de porta, formam padrão de acabamento do mesmo nível de seus concorrentes. Tanto motorista quanto os três passageiros (quem viaja no meio do banco traseiro é incomodado tanto pelo final do console quanto pelo apoio de braço embutido) desfrutam de muito conforto, a começar pelo amplo espaço interno e pelos bancos, que acomodam e prendem bem os corpos dos ocupantes. Para completar o ambiente sofisticado, ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de som Bose Surround e comodidade do sistema multimídia MMI, que possibilita regular todas a principais funções do veículo por meio de comando no console e uma tela no painel central, que mostra até as imagens da parte de trás do carro quando se engata a marcha a ré.
Ao volante
Ao sentar ao volante, o motorista sente que vai dirigir um sedã pouco comportado. O próprio câmbio sugere esportividade, seja pela opção da troca de marchas de forma esportiva (por meio de uma tecla S, na base da alavanca), seja pelas "borboletas" atrás do volante, que possibilitam mais agilidade nas mudanças. A suspensão a ar também pode ser regulada, tanto em relação ao amortecimento quanto em relação à altura do solo. O motorista pode escolher entre quatro modos: dinâmico, automático, conforto e elevado. O volante de três raios também tem ótima pega. Tudo isso, misturado ao bom fôlego do novo motor V6 3.2 (que ganhou 40 cv a mais e chegou a 255 cv de potência máxima), garante excelente desempenho ao sedã, que se comportou como um esportivo em um habitat que não é o seu: o autódromo de Brasília. De acordo com a Audi, esse A6 acelera até 100 km/h em apenas sete segundos. A máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
Segurança
As voltas na pista também demonstraram o nível de segurança do A6, a começar pela eficiência do sistema de freios, com ABS de última geração e distribuição eletrônica da força de frenagem, que pode agir sozinho, caso o motorista precise. Basta que ele acione o sistema (opcional) de controle de velocidade adaptativo (Adaptative Cruise Control), que reconhece, por meio de radar, a presença de um veículo à frente e mantém distância segura, freando ou acelerando até a velocidade programada, conforme o caso. Mas o pacote tem muito mais: airbags frontais (com duplo estágio de ativação), laterais e de cortina; cintos de três pontos com limitadores de força; sistema Audi backguard, que reduz o risco de lesões nas vértebras do pescoço; e controle eletrônico de estabilidade.
Preços Os novos A6 têm os seguintes preços sugeridos: FSI 3.2 V6, R$ 273 mil; e FSI 4.2 V8, R$ 348,2 mil.
Leia sobre a versão esportiva do A6, a S6, no Veja Também, no canto superior direito desta página.
(*) Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil.