O futuro é verde. Mesmo descrente da possibilidade de os carros elétricos tornarem-se predominantes, a Audi está disposta a investir pesado em novas tecnologias. A marca das quatro argolas anunciou um investimento total de 7,3 bilhões de euros no período entre 2009 a 2012, o equivalente a R$18,2 bilhões. Do total, 5,9 bilhões, um valor correspondente a R$ 14,7 bilhões, serão destinados apenas para a criação de novos produtos e tecnologias, cerca de 80% do montante. Até 2015, a marca vai ampliar a sua gama de produtos de 34 para 42 modelos.
"Com os nossos investimentos planejados em novos produtos e conceitos de mobilidade, como propulsão elétrica, nós estamos criando uma base para o futuro crescimento da nossa companhia", garante Axel Strotbek, Membro do Quadro de Administração Financeira e Organização da Audi. Em 2010 a Audi irá lançar uma série de novos carros, alguns já apresentados, como a versão Spyder ? conversível ? do superesportivo R8 e o sedã grande A8. E outros novos, como o hatch compacto A1 e o misto de cupê e sedã A7. No final do ano a marca irá revelar a versão híbrida do utilitário esportivo Q5, que será lançada comercialmente no início de 2011 como o primeiro modelo híbrido da Audi.
A parcela restante dos investimentos será aplicada nas plantas de Ingolstadt e Neckarsulm, ambas na Alemanha, que receberão aproximadamente 3,8 bilhões de euros, cerca de R$ 9,5 bilhões. Um capital que será aplicado em um novo centro de transmissões e emissões em Ingolstadt, que receberá sozinha 2,5 bilhões de euros do total ? o que dá R$ 6,2 bilhões ?, que serão gastos em novas máquinas de estamparia ? que estampam os painéis da carroceria ? do novo A1 e estruturas de produção para o A3 e o A4. Em Neckarsulm, o investimento irá priorizar o processo de produção dos maiores modelos de passeio da Audi, o A6 e os novos A8 e A7, o que inclui um novo circuito para testes de motores.