UAI

Audi apresenta SUV conceito futurista que se transforma em picape

Chamado Activespher, o novo conceito da Audi revela a visão da marca para o futuro da mobilidade

Publicidade
O conceito Activesphere da Audi é um SUV que vira picape
O conceito Activesphere da Audi é um SUV que vira picape Foto: O conceito Activesphere da Audi é um SUV que vira picape

A Audi acaba de revelar o Activesphere, o seu novo carro conceito, completando, assim, o seu quarto lançamento na linha de protótipos Skysphere da marca. Com uma carroceria extremamente versátil, o modelo é um SUV que pode ser convertido em picape por meio do toque em um botão.

Quando o botão é acionado, a janela traseira desliza para cima, abrindo espaço para a caçamba, a qual, segundo a Audi, é o local ideal para transportar desde bicicletas elétricas até equipamentos de trilhas e esportes.

Dessa forma, o conceito busca se posicionar como um veículo destinado a esportes e atividades radicais, como mountain bike, golfe, entre outros.

O Activesphere não deve se tornar modelo de produção, mas ele antecipa aspectos de design dos futuros veículos da Audi.

Além disso, ele foi desenvolvido na nova arquitetura Premium Platform Electric da empresa, a qual estará presente nos próximos lançamentos previstos para chegar até o fim deste ano.

A motorização é elétrica

De acordo com a Audi, o Activesphere é equipado com uma bateria de 100kWh, capaz de garantir 300 quilômetros de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento em uma estação rápida.

Além disso, o conceito tem dois motores elétricos, os quais desenvolvem, juntos, 410cv e 72kgfm de torque. Cada propulsor está montado em um eixo, proporcionando tração integral.

O visual externo é repleto de vidro

Com uma pegada futurista e moderna, superfícies de vidro se espalham amplamente pela carroceria do novo veículo conceito da Audi.

A grade dianteira do Activespher é transparente, proporcionando melhor visão de terrenos acidentados.

As superfícies de vidro invadem também a lateral da parte inferior da porta, reduzindo, segundo a Audi, as fronteiras entre o mundo exterior e a cabine.

Por fim, a tampa traseira, ampla e curva, também é transparente e se integra ao teto de vidro. Esse conjunto permite uma entrada significativa de luz solar no interior do veículo.

Dos utilitários-esportivos, o conceito herda os grandes pneus.

O painel do Audi Activesphere é retrátil

Por dentro, o novo Audi Activesphere exibe um inovador painel retrátil, que desaparece, juntamente com o volante e os pedais, quando o modo autônomo é ativado.

Além disso, o veículo foi desenvolvido para combinar realidade física e virtual. Dessa forma, no lugar de um head-up display, a Audi desenvolveu um óculos de realidade virtual que projeta, de forma interativa e 3D, as informações sobre a rota diretamente no campo de visão do motorista, através de hologramas.

O VRUM já testou um Audi A3 2022; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=S9_GBXBeOVQ