Por Gazeta Press
Após quase 400 voltas dadas no circuito francês entre este sábado e domingo, a equipe Audi conseguiu colocar três de seus pilotos no pódio e venceu as 24 horas de Le Mans, mais tradicional e antiga prova do automobilismo mundial. A construtora liderou durante as últimas horas e conduziu o carro até a bandeirada final sem maiores problemas.
A Audi portava o carro de número nove, dividido pelos pilotos Timo Bernard, Mike Rockenfeller e Romain Dumas. O trio completou 397 voltas no circuito, seguido pelos conjuntos liderados por Benoit Treluyer (segundo) e Rinaldo Capello (terceiro), ambos também da Audi, que completaram 396 e 394 voltas, respectivamente.
Na quarta posição ficou a equipe ORECA, na mesma categoria, ficou a 25 voltas do terceiro colocado, com Andy Meyrink e seus copilotos, Didier Andre e Soheil Ayari. Na quinta colocação geral, a equipe formada por Danny Watts, Jonny Kane e Nick Leventis foi a primeira na categoria LMP2, com 367 voltas pela equipe HPD.
Na categoria GT2, 338 voltas deram a vitória a Porsche do trio alemão Lieb/Lietz/Henzler, 11º na classificação geral. Duas posições abaixo ficou o carro vencedor na GT1, a Saleen S7-R de Gardel/Berville/Canal, que liderou desde a décima hora.
Mais conhecidos do circo mundial, Giancarlo Fisichella, Jean Alesi e Mats Wilander terminaram na quarta colocação na GT2, 16º no geral. Após ficar no top 6 da categoria durante todo o período, os ex-pilotos da Formula 1 encerraram em quarto lugar com 323 voltas correndo com uma Ferrari modelo F430.
O brasileiro Augusto Farfus correu na mesma categoria (GT2) e, ao lado dos alemães Jorg Muller e Uew Alzen. Estreante na prova francesa, ele levou sua equipe à sexta colocação, 19º no geral. A bordo da BMW Motorsport, o time correu 320 voltas durante as 24 horas da prova francesa.
Peugeot faz a quarta pole seguida em Le Mans.