A versão esportiva do Audi Q5, chamada de SQ5, que será mostrada pela primeira vez no Salão de Detroit, ainda neste mês, será vendido no Brasil até o fim do ano. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (09) pela própria montadora. Pela primeira vez, o SUV será equipado com um motor a gasolina.
Clique aqui e veja mais fotos do Audi SQ5!
O veículo com propulsor 3.0 TFSI foi desenvolvido especificamente para mercados como Estados Unidos, Canadá e China, entre outros, e será comercializado também no Brasil. Segundo a Audi, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O Audi SQ5 está programado para chegar às concessionárias dos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2013 e logo em seguido ele desembarcará nas concessionárias brasileiras.
O motor do novo SUV da Audi é um supercharged V6 3.0 TFSI de 354 cv de potência. A Audi informou que a média de consumo do SQ5 é de 11,76 km/litro e a emissão de CO2 é de 199 g/km.
O veículo é ainda equipado com transmissão Tiptronic de oito velocidades, que pode ser acionada também por meio de 'borboletas' atrás do volante, e tração permanente quatro com vetorização de torque, para maior controle e estabilidade.
Na versão a gasolina, o chassi foi rebaixado em 30 milímetros e as molas e amortecedores são mais firmes, para uma condução esportiva e equilibrada. De série, rodas de 20 polegadas que recebem pneus 255/45 - rodas de 21 polegadas também estão disponíveis. As pinças de freio na dianteira levam o emblema SQ5. Como opcional, a Audi oferece a direção dinâmica com controle integrado ao sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista escolher diferentes modos de condução.
Desenho
O visual esportivo é marcado, na dianteira, pela grade do radiador em cinza-platinum, com barras horizontais com acabamento em alumínio, e pelos para-choques distintos. O pacote com acabamento em alumínio destaca janelas e retrovisores externos. Há ainda duas opções de finalização com efeito cristal: o Azul Estoril e o Preto Panther.
O interior possui painel de instrumentos com mostradores na cor cinza e números brancos, pedais e shift-paddles com acabamento em alumínio brilhante. A cor predominante do lado de dentro é o preto, mas há a opção de teto na cor prata Silver. Os bancos esportivos são recobertos com uma combinação de couro Nappa Pearl e Alcantara, com quatro cores opcionais de revestimento. Os detalhes são em alumínio escovado, com opção de carbono ou madeira, entre outros materiais.
A lista de equipamentos do modelo é extensa, com itens como faróis de xênon plus com luzes diurnas de LED, protetor em aço inoxidável para a porta do compartimento de bagagem – que oferece até 1.560 litros - e um sistema de informação ao motorista com display colorido.
A marca alemã oferece ainda equipamentos opcionais de assistência e informação. O sistema de navegação MMI Plus e o Bluetooth do telefone do carro fornecem os serviços de internet do Audi Connect para o veículo.
O Audi SQ5 Audi foi projetado especificamente para os seguintes mercados: Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Japão, Cingapura, Coréia do Sul, África do Sul, México, Brasil, Argentina, Chile e Ucrânia. Na Alemanha e em muitos outros mercados europeus, a versão a diesel SQ5 TDI é o modelo esportivo top de linha. O preço não foi divulgado pelo fabricante, mas ficará acima dos R$ 205.840 já pedidos atualmente pela versão de entrada do Q5 no Brasil. Na Alemanha, onde já é vendido na versão Turbo Diesel, o SQ5 custa 58.500 Euros.