UAI

Audi entrará para Fórmula 1 em breve; confira protótipo apresentado

O carro conceito de F1 foi revelado no Salão de Xangai, na China

Publicidade
Carro tem o lema  “F1 Power made in Germany” (potência desenvolvida na Alemanha)
Carro tem o lema “F1 Power made in Germany” (potência desenvolvida na Alemanha) Foto: Carro tem o lema “F1 Power made in Germany” (potência desenvolvida na Alemanha)

A entrada da Audi na Fórmula 1 já havia sido anunciada no ano passado. Agora, a montadora dá um importante passo em direção a esse marco: apresenta, pela primeira vez ao público, o seu projeto de carro de F1. O protótipo foi exibido no Salão do Automóvel de Xangai, que teve início hoje e se estende até dia 27.

Levantando o lema “F1 Power made in Germany” (potência desenvolvida na Alemanha), a marca alemã afirma que segue desenvolvendo o seu propulsor para ingressar no campeonato da FIA. Esse processo está em andamento nas instalações do centro técnico de Neuburg,

Segundo Oliver Hoffmann, membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico da AUDI AG, o projeto tem acelerado consideravelmente nos últimos meses.

“O projeto Audi Formula 1 decolou nos últimos meses. Nos concentramos em tópicos como o gerenciamento de energia do sistema de transmissão híbrido. Afinal, a eficiência é um fator-chave de sucesso na Fórmula 1 e na mobilidade do futuro"

Oliver Hoffmann

Primeira versão do modelo de F1 da Audi será testado ainda neste ano

A previsão é que a Audi estreie oficialmente na F1 apenas em 2026. No entanto, segundo a marca, a primeira versão do conjunto mecânico voltado para o campeonato deverá entrar em fase de testes ainda neste ano.

A Audi também já revelou que o veículo será formado por motores a combustão, elétrico, bateria e unidade de controle eletrônico.

Projeto tem foco sustentável

Segundo a Audi, o fornecimento de eletricidade e calor das instalações em Neuburg já é neutro em CO?. A montadora afirmou que o centro é abastecido com aquecimento urbano a partir de calor residual industrial e eletricidade verde de usinas hidrelétricas da região.

Além disso, a marca também garante que a sustentabilidade será um dos focos em seus futuros carros de F1. Dessa forma, de acordo com ela, os motores turbo de 1.6 litros altamente eficientes serão alimentados por combustível sintético sustentável.

Atualmente, são mais de 260 especialistas integrando a equipe de desenvolvimento Audi Formula Racing GmbH, divisão empenhada na preparação da marca para o campeonato da FIA. Dentre eles, há profissionais que já faziam parte da divisão Audi Sport, voltada para a preparação de carros de rua, e outros que foram contratados externamente. Até o fim do ano, a meta é que sejam 300 pessoas trabalhando no projeto.

Ao mesmo tempo, as instalações de Neuburg serão expandidas no projeto de Fórmula 1 também. A partir do segundo semestre deste ano, um novo prédio com área de aproximadamente 3 mil metros quadrados receberá equipamentos de testes para o desenvolvimento dos motores elétricos.