Não disposta a perder terreno para as compatriotas, a Audi trata de ocupar cada nicho no Brasil. Dentro desta intenção, a marca das quatro argolas lança o A5 Sportback no Brasil. O modelo, que mistura as linhas de um cupê ao perfil de um notchback (ou liftback, já que o vidro traseiro sobe junto com a tampa), chega em uma versão única de motorização. Trata-se do já conhecido 2.0 TFSI turbocomprimido com injeção direta de combustível. Com o fôlego extra, o propulsor entrega 214 cv de potência e 36 kgfm de torque a partir de 1.500 rpm.
Associado a um câmbio de variação contínua Multitronic de oito marchas (com borboletas no volante) e com tração dianteira, o quatro cilindros garante um bom desempenho associado a um patamar de preço aceitável: R$ 189 mil, com apenas o som da dinamarquesa Bang & Olufsen como opcional de R$ 4 mil. Bem mais barato que um A5 V6 3.2, que parte de R$ 259.500. Em matéria de desempenho, o cupê não se ressente da falta de um motor maior. De acordo com a Audi, o A5 Sportback leva 7,4 segundos para arrancar da imobilidade e chegar aos 100 km/h, com velocidade máxima de 235 km/h.
Como um bom carro de alto luxo, o A5 Sportback reúne toda a sorte de equipamentos de série, como ar-condicionado digital com duas zonas de ajuste, trio elétrico, direção assistida, bancos elétricos dianteiros, sistema de som com entradas auxiliares e viva-voz Bluetooth administrado por uma tela de LCD de 6,5 polegadas, faróis de xenônio e controle de cruzeiro. Além de esperados itens de segurança, como airbags frontais e laterais dianteiros, freios ABS com EBD e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Tudo com um acesso mais fácil ao banco traseiro que o oferecido pelo A5 cupê e com um porta-malas de 480 litros.