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Audi lança o A1 Sport com motor de 185 cavalos no Brasil

A versão esportiva do compacto custa R$ 109,9 mil enquanto durar a redução no IPI

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A Audi anunciou o A1 Sport na última segunda-feira (27), em Campinas (SP). A versão mais esportiva do compacto foi equipada com 185 cavalos de potência - 63 cavalos a mais que o A1 tradicional. Segundo a montadora o preço inicial do modelo é de R$ 109.900, já com a redução do IPI que termina dia 31 de agosto.

 

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De acordo com a fabricante o carro disponibiliza um sistema inédito de sobrealimentação duplo e em sequência que anula, entre outras coisas, o retardamento da turbina em momentos que o motor sofre grande exigência. Além de uma tecnologia utilizada pelo propulsor que recupera a energia durante a frenagem, armazenada provisoriamente na bateria. No momento que o carro acelera, a energia volta ao sistema elétrico , aliviando a carga do gerador.

A Audi também ressaltou que a suspensão e o sistema de freios foram adequados ao motor mais forte. O propulsor desenvolve 185 cavalos a 6.200 rpm e a aceleração de 0 a 100km/h acontece em 6,9 segundos. Com velocidade máxima de 227 km/h tendo torque máximo de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.

O novo modelo conta também com câmbio automatizado de 7 velocidades e dupla embreagem. O condutor tem a opção de efetuar as trocas manualmente utilizando a alavanca ou por borboletas localizadas no volante. Segundo a montadora em relação ao consumo de combustível é de 13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada.


A versão de série vem equipada com um sistema eletrônico de estabilização ESP que envolve um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), e um sistema de vetorização de torque, que objetiva melhorar dirigibilidade, por exemplo nas curvas. Quando o veículo é conduzindo no limite e uma das rodas perde o atrito o sistema desacelera um pouco a roda evitando uma derrapagem, redistribuindo o torque. O pacote de segurança é completo, com air bags dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático.

O novo esportivo vem com rodas de 17 polegadas , os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo, faróis bixenônio, com luzes diurnas em LED, lanternas traseiras também com LEDs e luz de neblina traseira. Os faróis têm ajuste automático de altura, o para-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.

No interior luzes com LEDs, coluna de direção ajustável, computador de bordo com marcador de temperatura, sistema multimídia, ar-condicionado e possibilidade de deslocamento do banco dianteiro ao máximo para frente, de forma que facilite a mobilidade dos ocupantes do banco de trás. Os bancos são esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O volante é revestido em couro. E o banco traseiro é bipartido. O porta-malas tem capacidade para 270 litros.

Dentre os opcionais do modelo estão o teto solar elétrico panorâmico e arco do teto com pintura contrastante, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, partida sem chave) e sistema de navegação. A Audi já anunciou que também importará para o Brasil a versão quatro portas do A1, a Sportback, a partir do mês que vem.