O segmento de hatches médios premium dá mostras de força. A Audi, que em 2009 cresceu 42% em vendas, tenta aproveitar esse bom momento com uma nova versão do A3, batizada como Sport. É uma ação semelhante à feita pela BMW, que trouxe o 118i como o mais barato modelo de sua gama, por R$ 95 mil. Para competir em uma faixa de preço mais acessível, a Audi incrementou o apelo do A3, que acumulou uma média de 68 unidades mensais no último trimestre de 2009, contra 143 carros/mês do BMW 118i sozinho. Se a o A3 mais em conta, o Sportback básico de R$ 98.708 conta com um insosso motor 1.6 de apenas 102 cv, a nova versão não irá decepcionar os que associam a marca das quatro argolas ao desempenho superior. O hatch médio alemão chega por R$ 110 mil com o mesmo motor 2.0 TFSI que equipa o Sportback intermediário, equipado com turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível. Com 200 cv de potência e 28,5 kgfm de torque a partir das 1.800 rpm, o propulsor trabalha associado com o câmbio manual automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Um conjunto que garante uma aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos ? 0,2 s a menos que o Sportback 2.0 TFSI ?, com uma velocidade máxima de 238 km/h.
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Além da óbvia ausência das portas traseiras, o A3 de três portas, que havia deixado de ser importado para o Brasil, tem 6 centímetros a menos de comprimento ? 4,23 metros contra 4,29 metros ? do que o Sportback, além de um porta-malas com uma capacidade 20 litros inferior ? 350 l contra 370 l. A maior diferença não está na trena, mas na balança. O A3 2.0 TFSI S-Tronic pesa 1.130 kg contra 1.585 kg da mesma configuração com a carroceria 4 portas, uma diferença de 255 kg que influencia no desempenho. Além do preço pedido de R$ 137.237 pelo A3 Sportback 2.0 TFSI S-Tronic.
Uma diferença que não penaliza a lista de equipamentos de série do A3 Sport. Entre os principais itens, o hatch chega com ar condicionado com duas zonas de ajuste, direção assistida com regulagem de altura e distância, volante multifuncional em couro com paletas para a mudança de marchas, teto solar elétrico, controle de cruzeiro, faróis de xenônio, manopla do câmbio revestida em couro, sistema de som com viva-voz Bluetooth, rodas de alumínio aro 17 com pneus 225/45 e espelho interno eletrocrômico. Em segurança estão incluídos airbags frontais e laterais dianteiros e controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
O único opcional de fábrica é a pintura perolizada ou metálica. São seis as opções de pintura: branco, preto e vermelho sólidos e prata metálico e preto e azul perolizados. Mais esportivo do que o A3 Sport apenas o recém lançado S3, cujo motor se diferencia pelo grau de preparação. São nada menos que 260 cv e 33,5 kgfm acoplados a uma tração integral quattro. O suficiente para levar o S3 de zero a 100 km/h em apenas 6 segundos, um fôlego que só é cortado aos 250 km/h. Mas o custo acompanha esse rendimento superior, em uma etiqueta de preço quase R$ 100 mil superior ? R$ 208 mil.