De Mogi Guaçu – A família de SUVs da Audi ganhou um novo integrante no Brasil. Trata-se do Q8, que foi lançado na Europa em setembro do ano passado e desembarca agora por aqui. O SUV de luxo e dimensões generosas chega equipado com motor V6 de 340cv e câmbio automático de oito velocidades. Será vendido em duas versões, com preços promocionais de R$ 471.990 a R$ 503.990. Dirigimos o Q8 no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP) e vamos contar como é o utilitário alemão.
A Audi classifica o Q8 como um SUV de alta performance, o topo de linha da família, que mescla as características de um cupê de quatro portas com as de um utilitário-esportivo. Desde que foi lançado, no ano passado, já foram vendidas mais de 21 mil unidades do modelo.
Um dos pontos fortes do Audi Q8 é sem dúvida o visual. Ele segue as linhas de outros modelos da marca, mas traz alguns detalhes que reforçam sua robustez. A começar pela grade, com moldura octogonal (uma referência ao nome do SUV), ampla abertura e parte interna no estilo grelha mais larga. Os faróis full LED Matrix, com adaptação automática, têm desenho horizontalizado. O para-choque tem estilo esportivo, com saia e grandes molduras para os faróis de neblina.
Detalhe interessante nas laterais é a linha de cintura mais baixa, para reforçar a esportividade. Os para-lamas trazem uma saliência nas caixas de rodas, conferindo um aspecto mais parrudo ao SUV. A traseira tem lanternas unidas por uma linha horizontal luminosa, formando conjunto único. As rodas de liga leve, de 21 polegadas, também reforçam a esportividade. Mas opcionalmente o cliente pode levar rodas de 22 polegadas com pneus 285/40, pagando por isso mais R$ 15 mil.
O Audi Q8 tem dimensões generosas. São 4,98m de comprimento, 2,19m de largura, 1,70m de altura e 2,99m de distância entre-eixos. Apesar do tamanho, o modelo é um pouco menor e mais baixo do que é Q7. Com essas medidas, o Q8 oferece amplo espaço interno, tanto na frente quanto atrás, onde três passageiros se acomodam bem, mas os dois das laterais vão com mais conforto. Quem senta ali tem comandos para o ar-condicionado automático digital e duas entradas USB. Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, com abas laterais e ajustes elétricos. O porta-malas tem 605 litros de capacidade com o banco traseiro na posição normal, mas, se o encosto for rebatido, pode chegar a 1.755 litros. E para abrir a tampa, basta passar o pé sob o para-choque traseiro, fechando depois por meio de uma tecla na parte interna da mesma.
O acabamento interno é sofisticado, com revestimento em couro e costura aparente nos bancos, além de material emborrachado no painel, que tem desenho com linhas horizontalizadas. O Q8 é equipado com o sistema multimídia MMI Touch, com tela tátil de 10,1 polegadas, navegação nativa, mapas em 3D e fácil conexão com smartphones por meio de aplicativos. O ar-condicionado digital de quatro zonas também tem tela tátil. O painel de instrumentos conta com o conhecido Audi Virtual Cockpit, que permite diferentes configurações em uma tela full HD de 12,3 polegadas. O motorista pode alterar o tamanho dos instrumentos e ainda visualizar o mapa do GPS bem à sua frente.
MOTOR Outro destaque do Audi Q8 é o conjunto mecânico. O SUV é equipado com motor 3.0 TFSI, que despeja 340cv e 51kgfm de torque. Muita força e potência para tirar os 2.340 quilos do grandalhão da inércia. Atuando em conjunto com o motor, a transmissão tiptronic de oito velocidades garante trocas de marchas rápidas, sem trancos. Com esse conjunto, o Audi Q8 acelera até 100km/h em 5,9 segundos, com máxima limitada em 250km/h. O modelo traz ainda o sistema de tração quattro, que em condições normais atua com 40% do torque no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro.
O sistema de tração usa nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. De acordo com os engenheiros da Audi, o SUV pode se deslocar em velocidades entre 55km/h e 160km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rapidamente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12kW de energia. O modelo conta ainda com sistema start-stop, que começa a funcionar quando o veículo atinge 22km/h.
Entre os sistemas de assistência à condução, destaque para o Traffic Jam Assist, que combina o controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist, ajudando o motorista a manter o carro na mesma velocidade, dentro da faixa, fazendo atuar o freio em caso de possível colisão. Em situação de trânsito pesado, o sistema adapta automaticamente a velocidade à situação de tráfego.
As suspensões contam com cinco braços na dianteira e na traseira, com elementos de alumínio para reduzir o peso. O resultado é um rodar macio no asfalto, filtrando bem as imperfeições do solo. O modelo traz ainda o Audi Drive Select, que permite a seleção de sete modos de condução, incluindo o programa off-road. Tem ainda a opção da suspensão pneumática adaptativa, que pode variar a altura em relação ao solo do SUV de e 22cm a 25,4cm. Nas situações de off road, a tração quattro atua automaticamente e a plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe as informações para o motorista no MMI. E nos casos de descidas em encostas íngremes, o carro conta com controle que aciona o freio automaticamente, mantendo a velocidade a até um máximo de 30km/h.
VERSÕES O Q8 é vendido em duas versões: Performance, a partir de R$ 494.990, e Performance Black, a partir de R$ 531.990, que acrescenta sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento em elumínio nas soleiras das portas, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho. Mas, por tempo limitado, a Audi está vendendo o novo Q8 em condições e preços especiais, sendo R$ 471.990 na versão Performance e R$ 503.990 na Performance Black.
Existem diferentes opcionais para ambas as versões. Pintura metálica ou perolizada tem preço de R$ 2.400. Já o pacote tecnológico com head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus, e o Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, sai por R$ 33 mil. O pacote Audi Side Assist, que inclui o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de acidente ao realizar manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo) tem custo de R$ 8 mil. A suspensão a ar adaptativa com amortecimento controlado tem preço de R$ 20 mil. Somando todos os opcionais, incluindo as rodas aro 22 (R$ 15 mil), o valor chega a R$ 78.400, preço de um carro médio.
DIRIGINDO Dirigimos o novo Q8 em duas situações. A primeira, na pista do Autódromo Velo Città, onde o grandalhão mostrou que não se intimida com o excesso de peso. As acelerações são rápidas e o câmbio entende a vontade do motorista, adequando as mudanças de marchas de acordo com o peso do pé no acelerador. Com a suspensão mais baixa, o SUV trafega com segurança em curvas, mantendo o conforto no rodar. No fora de estrada o desempenho também impressiona, pois não se percebe torção de carroceria em inclinações laterais e o sistema de tração ajuda a superar obstáculos em diferentes pisos irregulares. É um SUV de luxo, mas com valentia para se jogar na lama.
(*) Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil