A Audi anunciou a chegada do novo RS 6 Avant Performance ao Brasil. A perua superluxo chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2024, com preço de R$ 1.193.990. O modelo, que já contava com motor 4.0 TFSI V8 biturbo de 600cv, recebeu turbocompressores maiores, aumento da pressão máxima – que subiu para 2,6 bar, contra 2,4 bar do anterior – e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas mais rápidas do conjunto mecânico.
Com isso, o novo Audi RS 6 Avant passou a contar com 630cv entre 6.000rpm e 6.250rpm, e torque de 86,7kgfm, de 2.050rpm a 4.500rpm. Para comandar essa potência, a perua conta com transmissão tiptronic de oito velocidades, tração integral permanente e seis modos de condução pelo Audi drive select, sendo eles Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic e outros dois modos customizáveis, RS1 e RS2.
Duas novas versões esportivas do Audi RS 5 entram em pré-venda no Brasil; confira preços
Como ficam os números do novo Audi RS 6 Avant Performance?
Com o novo conjunto, o superesportivo teve ganhos em relação à versão anterior. Agora, o novo Audi RS 6 acelera até 100km/h em 3,4 segundos – 0,2s mais rápido do que o modelo anterior – e até 200km/h em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280km/h e um novo sistema de exaustão foi incluído ao modelo para intensificar a experiência sonora.
Em relação às dimensões, o novo Audi RS 6 Avant Performance tem 4,99m de comprimento, 2,11m de largura, 1,48m de altura e 2,93m de distância entre-eixos. Já a capacidade do tanque de combustível é de 73 litros, e a do porta-malas, 565 litros.
No design, o que a perua traz de novidade?
Na dianteira, o RS 6 Avant Performance conta com amplas tomadas de ar e faróis full LED Matrix de série, equipados com luz de direção dinâmica e Audi Laser Light, que separam a grade singleframe hexagonal em estrutura de colmeia. Na traseira, as lanternas em LED tomam a tampa do porta-malas e as duas saídas de escapamento ovais completam o visual.
O cliente ainda pode escolher o pacote de opcionais Alumínio, que traz exterior em cinza fosco, na carroceria e outros elementos como capas dos retrovisores, molduras da janelas, entradas de ar frontais, barras no teto e saias laterais. O dono do novo Audi tem como opções modelos de rodas com acabamentos em preto brilhante, cinza fosco e preto fosco.
No interior, o modelo oferece bancos em couro com costura vermelha e a sigla RS bordada no encosto, pacote de luzes customizáveis com 30 opções de cores e opcional de customização de cores, costuras e texturas do interior por meio da linha Audi Exclusive, com diferentes opções de tonalidades e acabamentos.
Para a carroceria, o novo Audi RS 6 tem como opções as pinturas metálicas azul ascari, branco geleira, prata florete, vermelho granadina, preto mito, o cinza nardo, como opção de cor sólida, além do cinza daytona perolizado e o preto sebring com efeito cristal. O cliente pode escolher ainda cores das linhas Audi Exclusive e Audi Exclusive Fosco, pelos valores adicionais de R$ 57 mil e R$ 85 mil, respectivamente.
E a tecnologia?
Na condução, o modelo traz como diferencial de tecnologia o eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. O grande destaque do sistema é que em baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro e, em alta velocidade, viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.
Além disso, o Audi RS 6 Avant Performance conta com diferencial esportivo quattro, suspensão a ar adaptativa e esportiva Plus com Dynamic Ride Control (DRC), ar-condicionado automático de quatro zonas, volante multifuncional com regulagem elétrica e aquecimento, controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa, park assist, carregador por indução, teto solar panorâmico e faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e câmera 360 graus.
No interior, a perua é equipada com telas sensíveis ao toque integradas ao painel de instrumentos e console central. A tela superior tem 10,1 polegadas, sistema MMI com informações e opções de personalização do veículo, sistema de som e entretenimento, além de interface compatível com smartphones por meio dos sistemas Android e iOS. Já o display inferior de 8,6 polegadas, por sua vez, permite acesso aos controles de climatização, conforto e entradas de texto.
Em frente ao motorista fica o Audi Virtual Cockpit, painel onde o condutor tem acesso a dados como temperatura e pressão dos pneus, torque, potência e temperatura do óleo do motor, tempo de voltas, medições de aceleração e força G. No modo manual, há barras coloridas que indicam ao condutor o momento ideal para troca de marcha.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!