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Benz Patent Motorwagen - O Triciclo de Herr Benz

Há 125 anos um alemão patenteou e construiu o primeiro veículo autopropulsor da história e fundou a mais antiga fábrica de automóveis do mundo, chamados hoje de Mercedes-Benz

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.... e o caderno Vrum andou no “automóvel” construído por Karl Benz, o primeiro do mundo. O único existente no Brasil, que pertence a um colecionador de Belo Horizonte, está exposto no Boulevard Shopping. Duas pequenas séries do triciclo foram reeditadas pela própria Mercedes-Benz, rigorosamente de acordo com o projeto de Benz e foram adquiridas por colecionadores, museus, escolas e concessionárias. O Patent custava 60 mil euros, mas já foram todos vendidos.

Confira galeria completa do Benz Patent Motorwagen

Karl Benz patenteou e construiu o primeiro automóvel do mundo em 1886. Ele é extremamente rudimentar. Para ligar o motor, é na base do "muque": tem que girar o imenso volante horizontal até que (em geral, depois de algumas tentativas e muito suor) começam as compassadas batidas da explosão no único e enorme cilindro. Não tem radiador, só um depósito de água. Que ferve, de vez em quando.

Suspensão, só na traseira: dois feixes de molas, exatamente como nas carroças. A transmissão é por duas correntes, uma em cada roda. Uma única roda dianteira, para evitar o complicado sistema de direção. Freio? Nada mais, nada menos do que uma tira de couro que pressiona um tamborzinho conectado à transmissão. Seria, digamos, um “atenuador de velocidade”, e estamos conversados.

MULHER DESTEMIDA Dirigi-lo é uma sensação única. O acelerador é uma rodinha abaixo do banco e só se regula uma vez. A única alavanca (à esquerda), quando empurrada para frente, engata a primeira e única marcha, acionada por uma cinta. Puxou-a para trás? É o freio, ou coisa que o valha. Empurre a alavanca e ele sai suavemente, sem trancos, graças ao sistema de cintas que tracionam as correntes. (Hummm... faz-me lembrar um sistema de marchas adotado por um fabricante americano que revolucionou o mundo com um tal de Ford Modelo T...).



Nas subidas mais fortes, ele reclama. Melhor aliviar o peso e insinuar ao passageiro que desça do carro. Mais forte ainda? Já que o carona desceu, peça para dar uma mãozinha ao Motorwagen...

Ao volante, ou melhor, ao manche, pois é um triciclo, a gente só pensa na audácia da mulher do Benz, a Bertha, que colocou os dois filhos na engenhoca e partiu de Manheim (Alemanha), onde moravam, para Pforzheim, a 97 quilômetros de distância, casa da mãe dela. Foi em 1888, e levou um dia inteiro para fazer a viagem, com paradas em farmácias para "abastecer o tanque com” um líquido especial, usado para limpeza. Acabou virando "benzin" em alemão, "benzina" em italiano: o combustível que abastecia o carro do Benz.
Quando acabou o freio, recorreu a um sapateiro para reforçar a tira de couro. A Bertha era danada, e sabia tim-tim por tim-tim como a trapizonga funcionava.
Três dias depois, lá vem a Bertha de volta com os meninos. Foi, sem sombra de dúvida, a primeira mulher do mundo a dirigir um automóvel! 

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GÊNIO A primeira unidade construída por Benz tinha menos de um cavalo. Essa daí tem muito mais potência: quase dois cavalos! O que leva o triciclo a incríveis 16km/h. De tão simples, não tem o que quebrar.

O motor tem 954cm³, ou seja, mesma cilindrada que os nossos “populares” 1.0. Os pneus não tem câmara, são maciços. O gênio do Benz, além de projetar e construir o carro, bolou também alguns equipamentos que ele precisava e não existiam na época: bateria, vela, bobina...

O BENZ E A MERCEDES

Karl Benz e Gottlieb Daimler produziram, no fim do século 19, automóveis batizados com seus sobrenomes. Mas Daimler, a pedido de Emil Jellinek, (seu representante em Nice, na França), forneceu séries especiais para competição com a marca Mercedes, que era a pequena filha de Emil. Como ganhou quase todas as corridas, o nome da menina ficou mais famoso que o da fábrica e os carros da Daimler passaram a se chamar Mercedes. Quando as duas fábricas se uniram, em 1926, a empresa virou Daimler-Benz. E os automóveis, Mercedes-Benz.