UAI

BMW iX M60, elétrico mais potente da marca, chega ao Brasil

Com potência máxima de 619cv e aceleração até 100km/h em apenas 3,8 segundos, modelo da marca alemã tem desembarque confirmado para o segundo semestre

Publicidade
O BMW iX M60 passa a ser a versão de topo do SUV elétrico e tem chegada prevista ao Brasil no segundo semestre
O BMW iX M60 passa a ser a versão de topo do SUV elétrico e tem chegada prevista ao Brasil no segundo semestre Foto: O BMW iX M60 passa a ser a versão de topo do SUV elétrico e tem chegada prevista ao Brasil no segundo semestre

O BMW iX já está sendo comercializado no Brasil desde o início de 2022, mas agora a marca alemã anunciou a chegada de uma versão ainda mais poderosa. Trata-se do BMW iX M60, modelo 100% elétrico que dispensa chaves físicas, pode ter a bateria recarregada em 5h30 e ainda impressiona pelos 619cv de potência e 103,5kgfm de torque. Modelo já está sendo homologado no mercado brasileiro e tem lançamento previsto para o segundo semestre.

No que diz respeito ao visual, o BMW iX M60 não difere muito das versões xDrive50 e xDrive40. As diferenças estão nas rodas de 22 polegadas com design exclusivo, freios M Sport com pinças pintadas em Dark Blue, e acabamentos externos em Titanium Bronze Finish, conferindo um toque ainda mais sofisticado ao modelo.

A grade dianteira do BMW iX M60 segue o mesmo padrão das outras versões já à venda no Brasil. Produzida com nanotecnologia, é capaz de recuperar pequenos danos por conta própria. Além disso, a grade dianteira abriga sensores dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX e ainda traz uma nova tecnologia. Conta com pequenos filamentos de aquecimento para limpar e/ou secar a superfície, mantendo os sistemas com as melhores condições de funcionamento.

Dois motores elétricos e desempenho esportivo

O BMW iX M60 traz dois motores elétricos, um em cada eixo, além tração integral xDrive de série. O conjunto desenvolve 619cv de potência máxima e 103,5kgfm de torque, que é despejado instantaneamente quando se pisa no acelerador. Comparado com a versão xDrive50, o BMW iX M60 disponibiliza 96cv e 25,5kgfm de torque a mais.

São números de potência e torque capazes de causar injeva a muitos pretensos esportivos. O BMW iX M60 acelera até 100km/h em apenas 3,8 segundos, com máxima limitada eletronicamente em 250km/h para preservação da bateria. Com essa performance, o BMW iX M60 desbanca o BMW i4 M50 (544cv) e passa a ser o modelo mais rápido da marca à venda no Brasil. Ele divide a primeira posição com o BMW X6 M, que também acelera até 100km/h nos mesmos 3,8 segundos.

Como é o interior do BMW iX M60?

O interior do BMW iX M60 se destaca pela sofisticação e tecnologia aplicada. O modelo é equipado com BMW Curved Display, sistema de telas curvas que traz o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e a central multimídia de 14,9 polegadas. A tela menor é configurável e traz informações gerais do veículo. Já o sistema multimídia, com a tela maior, traz o sistema de entretenimento do BMW iX, com conectividade por Apple Car Play e Android Auto. O utilitário tem interior minimalista e conta com o sistema Shy Tech, que permite controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou por meio dos botões no console central.

Lista de equipamentos bem recheada

O BMW iX M60 passa a ser a versão de topo de linha, que traz uma extensa lista de equipamentos. Entre os destaques, vale citar o ar-condicionado de quatro zonas com comandos táteis; sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround com 30 alto-falantes e 1.615W de potência e função 4D; teto solar panorâmico (basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco); proteção acústica para pedestres; BMW IconicSounds Electric com trilhas compostas por Hans Zimmer.

A lista de equipamentos do BMW iX M60 traz ainda sistema Driving Assistant Professional com Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo (ACC) e o Lane Keeping Assistant, que garantem funções semiautônomas. Já com o Parking Assistant Professional, o BMW iX M60 estaciona sem que haja a necessidade de acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia.

A Digital Key Plus substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição do motor. Com a tecnologia UWB (banda ultra larga) não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio para ligar o motor.

O BMW iX M60 conta ainda com outra função ligada ao sistema de navegação. Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.

O BMW iX M60 ainda não tem dados de alcance fornecidos pelo PBEV. A bateria tem capacidade total de 111,5kWh, o que, de acordo com o fabricante, garante alcance de 561 quilômetros no ciclo de testes WLTP conduzido na Europa. O modelo vem de série com dois carregadores, sendo um Flex Charger portátil de até 11kW e um Wallbox de até 22kW. Ambos têm padrão de tomada tipo-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas