A BMW já abriu a pré-venda no Brasil do novo roadster Z4, sendo que os primeiros exemplares do conversível devem desembarcar por aqui no próximo trimestre. A terceira geração do BMW Z4 chegará ao mercado brasileiro como parte da estratégia ofensiva da marca, que prevê o lançamento de 20 modelos ainda este ano. O modelo chega na versão sDrive30i M Sport, fabricada em Graz, na Áustria, e tem preço sugerido de R$ 309.950.
Fazer roadster é uma especialidade da BMW, que este ano comemora os 85 anos do lançamento do BMW 315/1, que era equipado com motor seis-cilindros e alcançava a máxima de 135km/h. Depois, nas décadas de 1930 e 1950, vieram os lendários BMW 328 Roadster e BMW 507. Mas um novo capítulo foi aberto na história da marca, quando no fim da década de 1980 o BMW Z1 inaugurou a moderna família de conversíveis esportivos. Em seguida vieram o Z3, em 1995, e o Z8, uma reinterpretação do clássico BMW 507, em 2000. Já em 2009, foi a vez da primeira geração do BMW Z4, que foi reestilizado quatro anos depois.
Agora, a terceira geração do BMW Z4 pretende manter os principais atrativos da linha, com design esportivo e aerodinâmico, conjunto mecânico que garante o prazer de dirigir e muita tecnologia para segurança e conforto. O roadster não esconde sua esportividade, revelada pela silhueta baixa, o baixo centro de gravidade, e os bancos em posição rebaixada. A distância entre-eixos foi reduzida, e a grade de duplo rim e os faróis foram redesenhados.
REBAIXADO O para-choque dianteiro ganhou grandes entradas de ar e a grade ficou mais larga e situada em posição mais baixa. Pela primeira vez, os faróis trazem as duas fontes de luz posicionadas uma sobre a outra, e ainda contam com luzes indicadoras de direção integradas, tudo em LED de série. O esportivo tem capô alongado e grandes tomadas de ar atrás dos arcos das rodas dianteiras. Atrás, um difusor de ar integrado à tampa do porta-malas e as novas lanternas horizontalizadas reforçam o aspecto rebaixado do roadster, que traz ainda saídas de escape posicionadas nas extremidades do para-choque.
O conversível tem teto de lona preta, que é acionado eletricamente, sendo aberto ou fechado em 10 segundos, mesmo com o veículo em movimento, a velocidades de até 50 km/h. O novo BMW Z4 está maior, 85mm mais longo que o anterior (4,32m), 74mm mais largo (1,86m) e 13mm mais alto (1,30m). Já a distância entre-eixos de 2,47m é 26mm menor que a da geração anterior. Com bitolas mais largas e distribuição de peso entre os dois eixos na proporção 50:50, o roadster chama a atenção pelo comportamento dinâmico e agilidade.
A versão que vem para o Brasil traz o pacote aerodinâmico M Sport, que inclui para-choque dianteiro com três amplas entradas de ar, saias laterais, para-choque traseiro com bordas laterais distintas e rodas de liga leve M Double-spoke de 18 polegadas. Serão seis opções de cores para essa versão, sendo uma sólida (branco alpino), e mais seis de acabamento metálico (preto safira, prata glacier, azul misano, vermelho san francisco e cinza frozen II).
POR DENTRO O cockpit do novo BMW Z4 foi pensado para proporcionar principalmente praticidade e prazer de dirigir ao motorista. O acabamento interno se destaca pela sofisticação, com materiais de boa qualidade. Os bancos dianteiros são M Sport, com apoios de cabeça integrados e ajustes lombares. O BMW Z4 sDrive30i tem painel revestido em sensatec e acabamentos em alumínio. O revestimento dos bancos é feito com couro em quatro combinações: branco ivory/preto, preto/preto, vermelho magma/preto e cognac/preto. O pacote M Sport traz ainda cintos de segurança M Sport e volante M revestido em couro.
Um dos destaques do modelo é o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW”, em português. A tecnologia permite ao usuário interagir com o veículo e executar diversos recursos, ouvir explicações sobre o funcionamento de equipamentos. Atua como um copiloto, respondendo a comandos para auxiliar o motorista em diferentes tarefas.
A lista de equipamentos inclui ainda ar-condicionado digital automático, sistema de som Surround Harman Kardon – com amplificador digital perfeitamente integrado a 12 alto-falantes (tweeters, alto-falantes de médio porte, centro, graves centrais e subwoofers) e com 365W de potência –, e pacote de iluminação que inclui cortina de luzes de boas-vindas e de conveniência. O novo Comfort Access 2.0 é um conjunto de sensores capaz de perceber a presença da chave a uma distância de 3m do veículo e acender as luzes de boas-vindas. A 1,5m do carro, o dispositivo destranca as portas e, ao se afastar 2m, tranca automaticamente. Este sistema também possibilita a abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choques traseiro.
O novo Z4 é um esportivo tecnológico e traz o BMW Live Cockpit Professional, que inclui head-up display colorido, duas telas digitais, sendo um display de 12,3 polegadas e outro, de 10,25 polegadas, do sistema iDrive, fornecendo informações como velocidade, rotações do motor, quilometragem, nível de combustível, rotas e chamadas telefônicas, entre outros. Destaque também para o Driving Assistant, disponível na versão M Sport, que proporciona uma condução inteligente em condições de trânsito lento, congestionamentos ou deslocamentos longos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, sobre situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle de aproximação frontal. Tem ainda o controle de cruzeiro adaptativo, o Parking Assistant e o Reversing Assistant, que tem a função de registrar os últimos 50m percorridos pelo veículo, podendo, se desejado, “desfazê-los” em marcha a ré.
MOTOR O BMW Z4 sDrive30i M Sport é equipado com motor BMW TwinPower Turbo, um quatro-cilindros em linha, 1.998cm³, a gasolina, que desenvolve 258cv entre 5.000rpm e 6.500rpm, e torque máximo de 40,8kgfm de 1.550rpm a 4.400rpm. O propulsor conta com turbocompressores twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão, sistema de controle de válvulas variável Valvetronic e comando de válvulas Duplo-Vanos. Com tudo isso, o roadster acelera até 100km/h em 5,4 segundos, com máxima de 250km/h. O bom desempenho é garantido também pela tração traseira e pelo câmbio automático esportivo Steptronic, de oito marchas, com alavancas atrás do volante para fazer trocas manuais. No quesito segurança o esportivo traz monitoramento da pressão dos pneus, freios a discos ventilados com ABS, controles de estabilidade e tração, além de airbags frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros.