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BMW prepara conceito elétrico para Detroit

Versão ecológica do Série 1 cupê promete acrescentar um pouco mais de esportividade aos veículos do gênero

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Os tempos estão mudando. A BMW, um fabricante tradicional que não abre mão de motores seis cilindros em linha e da tração traseira, prometeu uma versão elétrica do Série 1 cupê para o Salão de Detroit, em janeiro próximo. Batizado como Concept ActiveE, o modelo segue a linha do Mini E, que já está em teste nas mãos de alguns consumidores da Europa e Estados Unidos. De acordo com a marca, o modelo oferece reações esperadas de um BMW. O motor elétrico instalado no eixo traseiro é capaz de gerar o equivalente a 172 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, o suficiente para levar o carro de zero a 100 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, está limitada eletronicamente aos 145 km/h.

As baterias utilizadas foram desenvolvidas especialmente para o uso automotivo por uma "joint venture" entre a Samsumg e a Bosch, a SB LiMotive. O conjunto de células fica refrigerado, uma maneira de aumentar a sua eficiência, e oferece uma autonomia de 160 km. As baterias podem ser recarregadas em apenas 3 horas quando ligadas a uma tomada doméstica de 230/240V. Ao se tirar o pé do acelerador, um dispositivo utiliza a energia cinética gerada pelo deslocamento do veículo para recarregar em parte as baterias. A energia das frenagens também é utilizada para o mesmo fim. Em determinadas situações de uso, o alcance pode ser expandido para até 240 km.

Tal como a versão elétrica do Volvo C30, o híbrido Chevrolet Volt e, até mesmo, o Saturn EV1 ? o carro elétrico da GM nos anos 90 ?, esse Série 1 tem as baterias instaladas em posições em que não atrapalham a acomodação dos passageiros. Os 96 módulos de baterias foram alocados no túnel central de transmissão, abaixo do motor e também no lugar reservado para o tanque de combustível, logo abaixo do assento traseiro. Além de preservar o espaço no habitáculo, esse posicionamento também permitiu manter a distribuição de peso entre os eixos na proporção de 50% para cada, um equilíbrio prezado pela BMW.

Mas o porta-malas pagou o preço e diminuiu dos 370 litros da versão convencional para cerca de 200 l. O peso também sofreu com a conversão. Se o 135i, a versão mais pesada do modelo com motor 3.0 biturbo pesa 1.565 kg com todos os opcionais, o BMW Concept ActiveE aponta cerca de 1.800 kg na balança.

O interior moderninho tem grafismos exclusivos e detalhes diferenciados de acabamento



O carro oferece bossas comuns aos veículos elétricos mais modernos, como a possibilidade de controlar a recarga a distância ou de se ligar o sistema de ar condicionado remotamente. Em estilo, o BMW Concept ActiveE também investe nos detalhes em azul presentes no aro das rodas aro 18, na grade em duplo ?rim?, na antena do teto e na tampa transparente de ?combustível? que recobre a tomada. A cor também é replicada nas costuras do interior. Não basta estar na moda dos elétricos, tem que parecer elétrico.