UAI

BMW prevê vendas de carros no Brasil 30% maiores

As vendas da marca são impulsionadas pelos modelos quatro cilindros, como o 118i e o 320i

Publicidade
Foto:

O 118i é o mais barato modelo da BMW R$ 99.500, mas os Mini Cooper partem de R$ 89.700

Por Alessandra Saraiva

Rio - Favorecida pelo crescente poder aquisitivo do consumidor brasileiro de alta renda, a BMW estima aumentos de, no mínimo, 30% nas vendas de carros e de cerca de 100% nas vendas de motos no Brasil em 2010, em comparação com o ano passado. As estimativas são do presidente da BMW Group Brasil, Henning Dornbusch, que aposta na continuidade da demanda forte por veículos de alto luxo no mercado brasileiro.

Somente em 2009 as vendas de carros da marca no Brasil subiram 83% ante o ano anterior, somando 5.375 unidades. Já as vendas de motos avançaram em torno de 13,5% no ano passado, ante 2008, somando 1.615 unidades. "As perspectivas para o nosso segmento são muito boas este ano", afirmou.

Dornbusch explicou que, no segmento de carros, o ano passado foi favorecido pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que beneficiou carros de quatro cilindros vendidos pela marca. Do total de vendas de carros em 2009, cerca de 60% eram modelos 118i (foto superior) e 320i (foto inferior), com valores próximos a R$ 100 mil.

Porém, mesmo com o anúncio do fim do benefício fiscal no setor automotivo, 2010 começou bem para a montadora alemã, que apurou no primeiro quadrimestre elevação de 104% nas vendas de carros no Brasil ante igual período em 2009, com 2.067 unidades. No mesmo período de comparação, houve avanço de 61% nas aquisições de motos, somando 708 unidades.

Um dos pontos que tem favorecido a marca no mercado brasileiro este ano é a cotação do euro, atualmente em baixa ante o real, devido ao cenário de turbulência na economia europeia. Isso ajudou a tornar os preços dos produtos da marca mais competitivos no mercado brasileiro.

Custos

Mas Dornbusch fez uma ressalva: embora os preços dos veículos da BMW no Brasil estejam sendo beneficiados pelo câmbio, o ambiente de turbulência na Europa pressionou para cima os preços de matérias-primas, o que eleva o custo de produção.

A demanda internacional por produtos da marca continua aquecida devido ao crescente consumo da China, agora o terceiro mercado da BMW, atrás apenas de Alemanha e Estados Unidos. "Estamos observando o cenário na Europa com cautela. Não acho que vá se resolver tão cedo", comentou.

O modelo mais vendido da Série 3 é o 320i, que parte de R$ 112.500 na versão Joy



As boas projeções de crescimento de vendas no mercado brasileiro este ano levaram a montadora a elevar o número de pontos de venda no País, dos atuais 22 para 33 até o fim de 2010. Além disso, a BMW prevê em torno de cinco lançamentos no Brasil este ano e investimentos em marketing "proporcionais ao aumento nas vendas da marca no mercado". Ou seja, com taxas de crescimento próximas a 30%. Entre eles estão o novo médio-grande Série 5 e as versões M de 555 cv do X5 e do X6 (que já estão a venda por R$ 447 mil e R$ 471 mil), além do X1 quatro cilindros, xDrive18i, que será vendido na faixa dos R$ 120 mil.

Fora da marca principal, Dornbusch comentou ainda sobre os resultados dos modelos Mini ? hatchbacks com design esportivo, com versões que podem alcançar 240 quilômetros por hora - lançados no ano passado no mercado brasileiro. "Foram vendidas 1.023 unidades, e a nossa estimativa era de 600, 650 (unidades). Esperamos um crescimento de pelo menos 60% nas vendas desde modelo este ano no Brasil", afirmou.