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BMW revela o "conceito" do novo M5

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A BMW revelou hoje as primeiras imagens e informações do aguardado M5 de nova geração. Ainda conceito, o modelo será lançado no Salão de Xangai, que abre as portas no próximo dia 21.

Nada de estranho, já que a classe de médios-grandes alemães (como os rivais Audi A6 e Mercedes-Benz Classe E) cada vez mais tem os projetos voltados para a China que, só de versões alongadas destes, compra mais de 200 mil carros/ano.

Assista ao vídeo no Blog do Boris!

A antecipação foi tamanha que nem precisava uma pista para se ter uma ideia do potencial do carro, ainda não divulgado pela BMW. Durante pelo menos dois anos a imprensa especializada estrangeira noticiou detalhes do novo M5, incluindo a motorização. Sai o exótico V10 5 litros de 507 cv, que foi substituído pelo mesmo V8 4.4 biturbo utilizado pelos mastodontes X5 M e X6 M. O que deve mudar principalmente a entrega de torque, de bons 53 kgfm no primeiro, porém a altíssimas 6.100 rpm. Se nos crossovers o oito cilindros gerar 555 cv de potência e 69,3 kgfm de torque já 1.500 rpm, não é exagero esperar pouco mais no M5. De qualquer forma, o sedã executivo será mais rápido do que seus primos maiores - confira a apresentação do carro no vídeo abaixo. Afinal, o sedã pesará algumas centenas de quilos a menos, economia que pode ultrapassar os 300 kg. Mesmo fazendo mistério, a BMW antecipa que o carro teve uma melhora de desempenho.

E olha que o M5 de 2004 já arranca do repouso aos 100 km/h em 4,7 segundos e só não vai bem além dos 300 km/h por conta do limitador eletrônico que o acalma aos 250 km/h. Números que vão melhorar muito. Até porque a concorrência evoluiu e, se os Audi S6/RS6 e Mercedes Classe E63 AMG parecem estar no mesmo patamar, o mais caro e maior Porsche Panamera já redefiniu a classe de sedãs esportivos, com acelerações de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos. A mudança de motor permitiu uma diminuição de 25% em emissões e consumo, no que ajuda o sistema Auto Start e Stop, que desliga o motor em paradas e o religa ao se pisar no acelerador. Sem tirar o caráter girador que caracteriza o M5 desde sua primeira geração, ainda equipada com um seis cilindros. Aliás, não é a primeira vez que o sedã esportivo se vale de um V8: a penúltima geração (E39) surgiu em 1998, o carro assombrou os aficcionados com o seu oito cilindros 5.0, tão potente que havia uma chave diferente para entregar para manobristas, que não dava acesso ao potencial de 408 cv do bólido.

Junto com o V8 vem também um novo câmbio. Uma troca que vai dar cabo das críticas pesadas que a caixa anterior, SMG-7, recebeu no exterior. Como se trata de um câmbio manual-automatizado de apenas uma embreagem, as passagens são super-rápidas. Porém a suavidade exigida pelo comprador abonado de um sedã ultra-esportivo foi menosprezada pela marca que oferecia também um manual de seis marchas. Outros câmbios do tipo que equipam desde a Ferrari 599 GTB ao Audi R8 V10 5.2 FSI já foram criticados pelo mesmo motivo, o que mostra que até os donos de superesportivos de fato se irritam com o fato. Agora, o M5 contará com o novo câmbio manual automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, veloz nas passagens e refinado. Mas o manual tradicional também deve ser oferecido. A tração é traseira, como sempre, com o equilíbrio no despejo de força assegurado pelas salvaguardas eletrônicas e pelo diferencial traseiro ativo.

Como no conceito da geração anterior, o atual M5 Concept parece pronto para entrar na linha de montagem. Aquele jogo de parecer menos potente do que é já foi para o espaço: o M5 novo transparece o seu caráter nas modificações em relação ao Série 5 convencional, sem blefes. Nem poderia. O para-choque dianteiro conta com três grandes entradas de ar e segue o desenho das peças do Série 1 M e M3. Há saias laterais bem integradas à carroceria, mas o que chama a atenção mesmo no perfil são as saídas de ar fendidas nos para-lamas dianteiros. As rodas aro 20 calçam pneus 265/35 nas quatro rodas. A traseira também deixa claro que o carro que acabou de passar por você não era um 550i ou outro qualquer, e sim um M5. Afinal, não dá para confundir esse para-choque com quatro robustas saídas de escape, afora o spoiler integrado.