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BMW Série 5 - Reforma cinco estrelas

Sexta geração do BMW série 5 chega totalmente reformulada, com design mais arrojado, opção de modelo GT com carroceria fastback e pacote tecnológico amplo e refinado

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De Gavião Peixoto (SP) - De sete em sete anos, a BMW promove alteração geral na sua Série 5, que surgiu em 1972 e, desde então, concorre diretamente com o Mercedes-Benz Classe E e o Audi A6 . Lançado no fim do ano passado, o novo modelo chega agora ao mercado brasileiro com uma carroceria totalmente nova, com linhas bem mais arrojadas e em sintonia com os outros modelos da marca; a opção de um modelo com carroceria do tipo fastback, batizada de GT; mecânica atualizada e um pacote tecnológico bastante refinado. Assim como ocorreu com a reforma estilística da Série 3, o novo BMW Série 5 ficou com aparência mais encorpada, numa interessante mistura entre esportividade e elegância, com destaque para o longo capô, de acentuado volume; a linha do teto, que se assemelha à de um cupê; os para-lamas mais salientes; e as linhas mais arrojadas da traseira.

O modelo cresceu 44mm no comprimento, mas o aumento mais importante foi na medida entre-eixos (com 3,07m, é a maior do segmento), que ampliou o espaço interno. Outra novidade importante foi a criação do GT, uma variação fastback da mesma carroceria, tem interessante sistema que possibilita duas formas de acesso ao porta-malas: como em hatch ou em sedã. Os novos modelos ficaram mais leves e mais resistentes, graças ao uso de materiais como alumínio em componentes como capô, para-lamas dianteiros e portas.

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HABITÁCULO
O interior também foi renovado e ganhou possibilidades de combinações de cores e materiais refinados. Mas as novidades que mais chamam a atenção são os sistemas de navegação via satélite, em perspectiva 3D; de assistência de estacionamento, que ajuda o motorista a encontrar a vaga certa e faz automaticamente toda a manobra, cabendo ao condutor apenas acelerar e frear; de câmera traseira, que projeta na tela central do painel as imagens de objetos que estão atrás do veículo (muito útil, principalmente para o GT, que tem péssima visibilidade traseira e retrovisores externos pequenos); de entretenimento para os ocupantes do banco traseiro; de chave inteligente, que precisa apenas estar próxima para destravar portas e liberar a partida; e de som, com 600w de potência e 16 alto-falantes.

O Série 5 continua sendo equipado com motores de seis cilindros em linha, de 310cv (535i); ou V8, de 412cv (550i). Ambos têm sistema de injeção direta de combustível. O primeiro teve atualização mecânica, passando a ter apenas uma turbina (um caracol), com duas saídas; e ganhando sistema Valvetronic (abertura variável de válvulas). As mudanças não aumentaram potência nem torque, mas possibilitaram a redução do consumo de combustível (média de 8,1km/l na cidade e de 14,5km/l na estrada, para o modelo GT) e das emissões de poluentes. Segundo dados da BMW, o sedã 535i (automático) acelera até 100km/h em 6,1s; e o 550i, em 5s. Enquanto o GT crava 6,3s, a máxima é limitada em 250km/h nos dois modelos.

Outras novidades mecânicas importantes são o câmbio automático de oito velocidades, que melhora o conforto de marcha e ajuda a reduzir consumo e emissões; sistema de frenagem regenerativa, que capta energia nas frenagens e desacelerações para carregar a bateria; o sistema de direção com assistência elétrica, mais eficiente que o de auxílio hidráulico; e direção ativa integral (só versão 550i), que vira um pouco as rodas traseiras (com giro de até 2,5 graus para cada lado) e ajuda na estabilidade e em manobras.

SEGURANÇA O novo pacote tecnológico inclui importantes novidades para garantir a segurança ativa e passiva. O sistema de controle automático de velocidade agora é ativo, sendo capaz de guardar uma distância segura do veículo que segue à frente, freando ou acelerando, de acordo com a necessidade, além de avisar o motorista sobre um potencial choque. Na lista de segurança também constam airbags (de terceira geração) frontais, laterais e de cortina; freios ABS de última geração; controles de tração e estabilidade; apoios de cabeça dianteiros ativos; sistema de regulagem automática de altura dos fachos dos faróis; cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; e luz de freio de ativação em dois níveis, dependendo da intensidade da frenagem.

PREÇOS Os novos Série 5 já estão sendo comercializados, com os seguintes preços para pintura sólida: 535i, R$ 288 mil; 550i, R$ 395 mil; 535i GT, R$ 305.400; e 535i GT Top, R$ 339.400.

Os modelos do Série 5 ficaram mais encorpados, esportivos e ao mesmo tempo, mais elegantes, leves e resistentes



O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil