A BMW apresentou oficialmente a nova geração do Série 5, que será vendido globalmente. Entre as novidades, está o i5, a nova versão totalmente elétrica do modelo. Além dele, outras com motorização eletrificada, incluindo sistemas híbridos plugin e conjuntos a gasolina e diesel também chegarão aos mercados.
O novo BMW Série 5 está previsto para chegar a partir de outubro deste ano, inicialmente na Europa. Como todas as gerações anteriores do modelo, o novo BMW Série 5 é produzido na fábrica do BMW Group em Dingolfing, na Alemanha.
Além da nova versão i5 100% elétrica, o novo BMW Série 5 traz o interior totalmente vegano – algo, até então, inédito na gama da marca alemã. O revestimento envolve as superfícies dos assentos, painel central e painéis das portas, bem como o volante.
Os novos assistentes de condução também chamam a atenção na nova geração do BMW Série 5. Nos mercados automotivos dos EUA, Canadá e Alemanha, por exemplo, os motoristas poderão usufruir do Highway Assistant, que alivia as tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas. Em velocidades de até 130km/h, é possível que o condutor tire as mãos do volante, desde que se mantenha atento ao trânsito.
Outro destaque será o Active Lane Change Assistant, que permite que o novo BMW Série 5 mude de faixa apenas pelo olhar do motorista no retrovisor! Sim, o sistema, que utiliza câmeras e sensores, é capaz de assumir movimentos de direção necessários automaticamente, se a situação do tráfego permitir, claro.
Novo BMW Série 5 ficou maior
Na nova geração, o BMW Série 5 cresceu em relação ao modelo anterior. O comprimento ganhou 7mm, chegando aos 5,06m; a largura, 32mm, atingindo 1,90m; altura, por fim, cresceu 36mm, batendo a marca de 1,51m. Sua distância entre-eixos também foi alongada em 20mm e, agora, é de 2,99m.
Além disso, no que diz respeito ao visual, o modelo ganhou linhas mais atuais e uma grade mais larga. A traseira tem lanternas finas e para-choques com adereços pretos.
Versão totalmente elétrica será a topo de linha
O BMW i5, versão totalmente elétrica, é a topo de linha do novo Série 5 e está equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. O modelo elétrico será disponibilizado em duas configurações: a M60 xDrive e a eDrive40.
Na primeira, o veículo é equipado com dois motores, entregando 598cv e torque máximo de 82,6kgfm. Com esse conjunto, é capaz de acelerar até 100km/h em 3,8 segundos e tem velocidade máxima de 230km/h.
Na configuração eDrive40, o motor, que está ligado ao eixo traseiro, gera 340cv e 43,8 kgfm de torque. Assim, o carro acelera até 100km/h em 6 segundos e chega aos 193km/h.
A bateria de 81,2 kWh está localizada na parte inferior da carroceria. Os respectivos valores WLTP de alcance são de 455 até 516 quilômetros para o BMW i5 M60 xDrive, e 477 até 582 quilômetros para o BMW i5 eDrive40.
Pacote tecnológico
No interior, há uma tela de informações de 12,3 polegadas e uma de controle de 14,9 polegadas. Segunda a marca, o novo BMW Série 5, em comparação com o modelo anterior, tem um número significativamente reduzido de botões, que foram substituídos pelos controles digitais.
A nova geração também promete entregar uma gama mais ampla de conteúdo digital para informação e entretenimento, o que incluiu novos games, os quais poderão ser usados quando o veículo estiver parado.
- Novo BMW X1 começa a ser produzido aqui; veja atualizações
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion