Apenas três meses após o lançamento global, os novos BMW X5 e BMW X6, produzidos na fábrica de Spartanburg, Carolina do Sul (EUA), desembarcaram em solo brasileiro. A dupla ganhou diversas atualizações no visual, no interior e na motorização.
O BMW X5 será disponibilizado em duas versões: X5 xDrive50e X-Line (R$ 709.950) e X5 xDrive50e M Sport (R$ 759.950). Ambas configurações têm motorização híbrida plug-in, que ficou ainda mais potente e eficiente. O novo BMW X6 chega nas versões X6 xDrive40i M Sport (R$ 812.950) e X6 M Competition (R$ 1.174.950) – as duas com motor a combustão.
De forma geral, os dois novos modelos BMW estreiam um visual renovado semelhante, com faróis mais estreitos (35mm mais finos que os anteriores), luzes diurnas em formato de seta e grande frontal de duplo rim, como nos demais modelos da marca. A grade também é iluminada em todas as versões de ambos modelos – exceto no X6 M.
As entradas de ar verticais e a inferior, com detalhes decorativos em cromado efeito pérola e aberturas triangulares, também conferem um toque de sofisticação e modernidade aos modelos.
Na traseira, as lanternas foram redesenhadas, ganhando novos contornos e formatos de iluminação. O para-choque também foi renovado, recebendo novas ponteiras de escapamento em formato trapezoidal.
O BMW X5 eletrificado
A motorização do novo BMW X5 híbrido plug-in foi totalmente reformulada. Agora, um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313cv e um novo motor elétrico de 197cv foram combinados para desenvolver 489cv de potência combinada – um aumento de 96cv em relação ao modelo anterior – e torque combinado de 71,3kgfm, um aumento de 10,1kgfm sobre o antecessor.
Integrado na transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico usa novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo.
Com todo esse conjunto, o veículo é capaz de acelerar até 100km/h em apenas 4,8 segundos. A bateria tem 25,7kWh, proporcionando um alcance elétrico de 79 quilômetros no ciclo PBEV a 110 quilômetros no ciclo WLTP.
BMW X6 também tem motorização reformulada
O novo BMW X6 também chega ao Brasil com nova motorização. O propulsor ganhou inovações no processo de combustão, troca de gases, controle de válvulas, sistema de injeção e ignição. Com isso, o motor seis cilindros em linha ganhou 47cv de potência em relação ao modelo anterior, totalizando 381cv e 53kgfm de torque.
Na versão X6 M Competition, por outro lado, o veículo mantém o V8 biturbo. Assim, ela desenvolve 625cv de potência a 6.000rpm e 76,4kgfm de torque.
Demais novidades dos modelos
Entre as novidades dos novos BMW X5 e X6, está o sistema Digital Key plus, por meio do qual o motorista consegue usar o celular para abrir o veículo e dar a partida no motor. Segundo a marca, o veículo consegue identificar o sinal do celular apenas pela aproximação do motorista, de modo que não é necessário tirar o aparelho do bolso. A tecnologia está disponível para modelos Apple e Samsung.
Além disso, demais destaques incluem faróis full LED adaptativos; ar-condicionado com controle digital automático; sistema Parking Assistant Professional que estaciona o carro para o motorista, permite a visualização 360 graus do veículo e seus arredores; e o Reversing Assist, que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo modelo.
Por dentro, a dupla passa a ser equipada com o BMW Curved Display, que dispõe de tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e tela de 14,9 polegadas para a central multimídia. Segundo a marca, os novos modelos têm numero significativamente menor de botões físicos, que foram substituídos por controles digitais.
Tanto o BMW X5 quanto o X6 chegam ao Brasil com o programa BSI (que oferece serviços de manutenção autorizados) gratuito pelo período de três anos ou 40 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro).
- BMW Série 5 ganha versão totalmente elétrica e interior vegano; confira todas as novidades
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion