UAI

BMW Zagato: Mistura fina

Quando a sofisticada tecnologia alemã encontra a criatividade do design italiano, o resultado é algo parecido com esse conceito, que agora aparece na forma de roadster

Publicidade
Foto:



Fruto de uma parceria entre o fabricante alemão e o estúdio italiano, o conceito BMW Zagato foi apresentado ao público pela primeira vez no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em maio deste ano. O carro fez tanto sucesso que resolveram criar, em apenas seis semanas, a opção roadster (conversível de dois lugares). E escolheram um evento tão chique quanto o italiano para apresentá-lo: o Pebble Beach Concours d’Elegance, um badalado encontro de antigomobilismo realizado no mês passado, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde dividiu as atenções com esportivos como o McLaren X-1 e o Viper GTS SRT Launch EditionSRT.

Perfil do esportivo traz novas linhas que acentuam sensação de movimentação



Desenvolvido sobre a plataforma do BMW Z4 sDrive35iS, o conceito apresenta-se como uma interpretação mais ousada de estilo do que o modelo que o inspirou. Na frente, chamam a atenção os faróis, que são mais filados e parecem olhos de uma fera pronta para atacar; o bico (nariz) ficou mais fino e saliente; e o para-choque forma um interessante contraste com os para-lamas. De perfil, as novas linhas acentuam a sensação de movimento . A traseira, que é totalmente nova, mostra todo o sangue italiano que corre nas veias desse projeto: as lanternas unidas se parecem com as de uma Ferrari, assim como a parte de baixo do para-choque e as saídas de escape estilizadas.

Lanternas traseiras unidas como as de uma Ferrari e saídas de escape estilizados



CUPÊ

O interior é o mesmo do cupê. Por dentro, a fusão ítalo-germânica também dá as suas pinceladas. As barras de proteção (no caso de capotamento) foram inspiradas na indústria aeronáutica e são revestidas com o mesmo material do painel, laterais dos bancos (a parte central é coberta por couro preto), volante, painéis de porta e coifa da alavanca de marchas. O painel traz detalhe em alumínio, também presente no volante e na base da alavanca de câmbio. A capota é de lona, mas a BMW não divulgou como funciona o sistema de fechamento e abertura.

Interior sofisticado com materiais nobres



Debaixo do longo capô, o BMW Zagato continua fiel às suas linhas que remetem à força do vento. O motor 3.0 turbo de seis cilindros teve sua potência aumentada de 335cv para 400cv. O fôlego extra foi conseguido com uma maior pressão no turbo e com um novo sistema de exaustão. O câmbio é automatizado de sete velocidades e dupla embreagem. A marca alemã não divulgou o desempenho, mas a aceleração até 100km/h deve ser parecida com a do BMW Z4 sDrive35iS, ou seja, cerca de cinco segundos. A BMW ainda não deu nenhum pista se o conceito vai se transformar em carro de produção, mas pelo sucesso que ele fez, deve pelo menos inspirar o próximo Z4.