A companhia aérea chilena LAN aguarda desde o ano passado a chegada de seu primeiro Boeing 787. Com o atraso na entrega, a empresa deverá receber a primeira unidade no fim do ano.
A LAN aproveitou a FIDAE, Feira de Aviação que acontece em Santiago, para divulgar as cidades que serão atendidas pela nova aeronave. Na América do Sul, primeiramente, apenas Buenos Aires, Lima (além de Santiago) receberão o jato. As outras cidades são Los Angeles, Madri e Frankfurt.
No primeiro momento, nenhuma cidade brasileira será contemplata com operações do 787 da LAN, mas como são 32 jatos encomendados, provavelmente a companhia utilize a aeronave em alguma rota para o Brasil. O investimento total foi de R$ 3,5 bilhões.
O Boeing 787-800 pousou pela primeira vez em solo chileno nesta terça-feira (27) para participar da Feira Internacional de Aviação FIDAE, onde é uma das principais atrações. A LAN será a primeira companhia latino-americana e uma das primeiras do mundo a ter o avião em sua frota. A configuração da cabine dos primeiros 787-8 da LAN será de 217 assentos na classe Econômica e 30 classe executiva.
O 787 é conhecido por revolucionar a indústria aeronáutica mundial. É o primeiro avião comercial construído com grande uso de plástico e fibra de carbono, o que o deixou mais leve e 20% mais econômico do que o Boeing 767, por exemoplo, que tem praticamente o mesmo tamanho. Consequentemente, a autonomia do 787 é maior, podendo fazer ligações diretas em rotas que hoje só é possível realizar com escalas.
São 50% de materiais compostos, 20% de alumínio, 15% de titânio, 10% de aço e 5 % de outros materiais. O Boeing 777, por exemplo, possui somente 12% de materiais compostos e 50% de alumínio. Outro fator interessante é que ele autodetecta erros e repassa imediatamente para o solo. Assim, quando o avião pousar, a equipe de manutenção saberá o que fazer nele.
O Boeing 787 pode levar de 210 a 330 passageiros, dependendo da configuração. A velocidade máxima, segundo o fabricante, é de 914 km/h e pode voar até 15.750 km sem reabastecimento, o suficiente para ir de São Paulo a Jacarta, por exemplo.
FIDAE
A Feira Internacional de Aviação no Chile também foi a oportunidade da companhia aérea australiana, Qantas, inaugurar o voo direto entre Sydney e Santiago. Após 14h20 de voo, os passageiros do Boeing 747-400 foram recebidos pelo ator John Travolta, que também é piloto e embaixador da companhia.
A Airbus, mais uma vez levou o gigante A380, após passagens pelos aeroportos brasileiros de Guarulhos, Viracopos e Galeão. Após a participação na feira, o A380 segue para demonstração em Buenos Aires.