UAI

Bolsos e gostos variados

Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, deverá ser palco de apresentação de muitos modelos, inclusive importados, que começarão a ser comercializados em seguida

Publicidade
Foto:

Fit remodelado deverá ser o grande atrativo da Honda em 2008. Novo Kia Optima/Magentis foi apresentado no Salão de Nova York. Até o fim do ano, será fabricada no Brasil nova picape Frontier

No segundo semestre, a Renault lança um novo carro, dentro do projeto L35, um sedã, posicionado entre o Logan e o Mégane, que poderá ser uma novidade para o Salão do Automóvel, assim como a versão aventureira do Sandero. O modelo será fabricado na planta de Córdoba (Argentina), mas o desenvolvimento está a cargo da engenharia brasileira como ocorreu com o Sandero. No fim do ano pode chegar ainda a versão Sport do Sandero, que poderá ter, além dos adereços, o motor 2.0 16V. Também está programado um pequeno facelift para o Scénic, que precisa de sobrevida. Até o fim de 2009, a montadora deverá lançar dois produtos derivados da plataforma do Logan/Sandero.

Citroën
O C4 hatch, de quatro portas, será fabricado na Argentina, com motores 1.6 16V e 2.0 16V, ambos flex. O motor 2.0 flex será a grande novidade da PSA Peugeot/Citroën este ano. A Citroën também reestilizará o C3. O Grand C4 Picasso, com sete lugares, foi apresentado e será comercializado a partir de maio. Já em novembro, depois da exposição no Salão do Automóvel, serão importados os C5 sedã e a perua Tourer.

Toyota
Depois do lançamento do Corolla, esta semana, a expectativa é o anúncio, no segundo semestre, da nova fábrica, que poderá ser no Brasil ou na Argentina e produzirá um compacto. A perua Fielder terá a produção encerrada no fim do semestre.

Honda
O novo Fit deve ser o grande atrativo da marca japonesa, em sua nova geração, inclusive podendo ganhar motor 1.5 flex. Também é cogitada a produção do sedã Aria, seu derivado, que seria fabricado em nova unidade na Argentina.

Mitsubishi
Há muitas especulações em torno do TR4, que poderia ganhar uma versão a diesel ou, por outro lado, uma 4x2, de menor preço.

Nissan
A nova picape Frontier será produzida no Paraná e lançada, no fim do ano. Existe, ainda, a expectativa de chegada ao Brasil do Versa, modelo sedã do Tiida, fabricado no México. Mas o Versa chegaria com a chancela da Chrysler, que firmou parceria com a Nissan e o venderia com outro nome. O sedã tem motor 1.8, de 122 cv. Já fruto da parceria com a Renault, a perua Steppe, desenvolvida sobre a plataforma do Logan, pode ser uma novidade nacional, produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Citroën C4 hatch, de quatro portas, será fabricado na Argentina. Família Peugeot "206 e meio" tem frente e interior do 207 europeu


Kia
No segundo semestre, também com possibilidade de exposição no Salão do Automóvel, chega o utilitário-esportivo Mohave. Também existem estudos para a comercialização de um utilitário médio. A Kia pode trazer, até o fim do ano, o sedã Magentis reestilizado. O carro, que nos Estados Unidos é batizado de Optima, foi exposto no Salão de Nova York, que terminou domingo, nas versões 2.4 de 175 cv (novo motor) e 2.7 V6. No Brasil, atualmente é vendido com motor 2.0. Espera-se, ainda, o anúncio de fabricação no Brasil, de um sedã compacto.

Peugeot
Com lançamento previsto para este semestre (e início de vendas em agosto), o "206 e meio" terá o nome de 207 Compact e chega junto com o sedã e a perua (posteriormente vem também a versão Escapade). O hatch será lançado em versões mais equipadas, que hoje têm os nomes de Presence e Feline, com preços a partir de R$ 40 mil, já que o atual 206 permanece na versão de entrada Sensation. A frente e o interior seguem o design do 207 europeu; lateral e traseira, os do 206, com pequenas mudanças no pára-choque e trampa traseira. Outra expectativa é de chegada do 308, produzido na Argentina, e provavelmente apresentado no Salão do Automóvel. Já o 307 Sedan terá a traseira remodelada e chega, no segundo semestre, com o novo motor 2.0 16V flex, da PSA (Peugeot/Citroën), como modelo 08/09.

Importados
Cheia de novidades, a Audi traz, este mês, o Q7 V6; em maio, o superesportivo R8 (motor V8, de 420 cv); a partir de julho, o novo A4; e, no fim do segundo semestre, o novo sedã A5. Já a BMW apresentou pela primeira vez em sua versão de produção, no Salão de Detroit, o crossover X6, com previsão de chegada ao Brasil no segundo semestre. A Volvo traz o utilitário XC60, que deve estar em exposição do Salão do Automóvel, começando a ser vendido em novembro. Ainda não se sabe em que versões, mas o preço deve ficar em torno de R$ 180 mil.