ÓLEO
Baixando o nível
além da conta
Julio de Souza Campos
julio.campos@mj.gov.br
Tenho um Chevrolet Astra Sedan 1.8MPFI, 1999, a gasolina, adquirido há três meses. Logo que comprei o veículo, troquei o óleo e o filtro e rodei com ele cerca de 3 mil quilômetros. Constatei que baixou um litro de óleo, mas não há vazamento e não sai fumaça no escapamento. O mecânico disse que pode ser retentor de válvulas. Consultei o manual do veículo e lá está escrito que é considerado normal a cada mil quilômetros o veículo baixar até 0,8 litro de óleo. O que você acha disso?
Julio, cada fábrica pode declarar o consumo de óleo que quiser. Mas algumas exageram, pois assim não se responsabilizam por algum problema no motor. A GM, pelo jeito, é uma delas. A Mercedes-Benz é outra: ela tem a cara de pau de declarar um litro a cada mil quilômetros. O consenso que existe entre os engenheiros da indústria automotiva é de 200ml a 250ml a cada mil quilômetros. Ou seja, no máximo um litro a cada 5 mil quilômetros.
REFRIGERAÇÃO
Problema de temperatura
difícil de resolver
Helvecio Rezende
helveciorez@yahoo.com.br
Tenho uma Ford F1000 com motor turbodiesel, que tem refrigeração com o sistema de embreagem de acoplamento viscoso, conforme o manual. Como estava atingindo facilmente a faixa vermelha de temperatura e até fervendo, vários mecânicos recomendaram fixar a hélice do ventilador direto na polia, ou seja, eliminando a função da embreagem viscosa, que mantém a temperatura ideal de funcionamento do motor. Foi feita a modificação, porém a temperatura agora fica muito baixa, ou seja, o motor não trabalha dentro da faixa verde de temperatura e raramente atinge o início da faixa. Suspeito que haja algo errado, mas não encontro no comércio outro conjunto para comprar. Qual sua opinião?
Caro Helvecio. Melhor não atingir a temperatura ideal de funcionamento do que ferver e fundir o motor. Mas a solução foi emergencial e você deve insistir em instalar o componente original, que só aciona o ventilador quando precisa.
ADITIVO
Fabricante confunde a
cabeça do consumidor
Alexandre Moreno
Belo Horizonte
A GM recomenda colocar aditivo em carros que usam combustível comum. No caso dos flex, a fábrica indica o produto específico e chama a atenção para não usar aditivo para gasolina no álcool ou vice-versa. Então faço uma suposição: tenho um carro flex, mas não misturo combustíveis. Rodo apenas com gasolina ou apenas com álcool. Ainda assim tenho por que usar o aditivo flex ou posso usar o aditivo específico para o combustível que optei? Se a resposta for usar apenas o aditivo flex, para não causar danos ao motor, pergunto: e se a opção for usar o combustível que já vem aditivado? Sua fórmula atende tanto ao motor comum quanto ao motor bicombustível, sem causar problemas?
Oi Alexandre, é sempre bom usar o combustível aditivado ou o comum e você mesmo aditivar. Se no seu carro flex você só usa gasolina, então use o aditivo específico. Se você prefere o etanol, idem. Mas, se você mistura combustíveis, é melhor usar o aditivo específico para motor flex.
PODE?
Questionamentos sobre
pneus, ar e pintura
Daniel Figueiredo
Fortaleza – CE
Gostaria de solucionar três dúvidas a respeito do meu Chevrolet Classic 1.0 2008/2009. É permitido usar pneus com diferentes características no mesmo carro? Por exemplo, usar dois pneus radiais 175/70R13 na frente e dois 165/70R13 atrás. Tendo em vista que o polimento cristalizado retira uma pequena camada de tinta da lataria, tal procedimento pode ser feito quantas vezes por ano? É normal que o ar-condicionado somente esfrie satisfatoriamente (gelado) com o carro em movimento? Quando o carro fica parado no engarrafamento é normal o ar perder o rendimento e assim não esfriar?
Oi, Daniel, abusando da gente, hein! Três de uma vez! Pneus diferentes: poder, pode, mas usar pneus de perfis diferentes nos dois eixos desequilibra o carro. Não é recomendável. A cristalização não pode ser feita algumas vezes por ano, mas no máximo uma vez por ano, mesmo assim se a pintura tiver perdido o brilho. A velocidade de rotação do ventilador do ar-condicionado depende da rotação do motor. Assim, se estiver em marcha-lenta, vai soprar o ar de forma mais fraca.
RONCO
De onde vem este
ruído estranho?
Edivom Carlos
Tumiritinga – MG
Meu Palio 1.0, 2007, às vezes apresenta uma ronqueirazinha na roda dianteira. O que pode ser isso? O mecânico não conseguiu encontrar o defeito.
Não aperta a gente, Edivom. Se seu mecânico não descobriu o problema com o carro na oficina, imagine a gente, a distância… Mas, duas hipóteses podem ser consideradas: algum rolamento da transmissão ou até mesmo o pneu. Alguns costumam fazer uma ronqueirinha que não representa problema.
MOTOR
Dúvidas sobre consumo
e limpeza de bicos
Edilson Zafira
e.dil.son157@hotmail.com
Eu posso acompanhar o consumo do motor de acordo com o giro em rotação por minuto? A dúvida é: quanto maior o giro, maior é o consumo? Você afirmou que limpeza de bico injetor somente em caso de problema mecânico. Mas em outra reportagem você mencionou que uma das picaretagens das oficinas seria oferecer a limpeza dele, sendo que este é autolimpante.
Edilson, o consumo não aumenta proporcionalmente com a rotação do motor. Pelo contrário, ele é menor quando se atinge a faixa de torque máximo, o que está especificado no manual do carro. Quanto aos bicos injetores, eta briga danada! Algumas fábricas chegam a declarar que eles são autolimpantes, mas sempre pode ocorrer um problema dependendo do combustível adulterado ou outra coisa. Picaretagem é oferecer a limpeza sem que haja problemas de funcionamento do motor. Se ele estiver variando a marcha lenta ou morrendo, engasgando, tossindo, com dificuldade de subir o giro, baixo desempenho e alto consumo, PODE ser problema nos bicos. Mas.... nem sempre!