LIMPEZA
É recomendável misturar diesel detergente para lavar o carro?
Filipe S. Donato
Queimadas – PB
Meu pai tem um VW Golf 2010, e na hora de lavar o carro ele tem o costume de seguir as dicas dos amigos. Uma delas é: lavar o carro com detergente misturado com um pouquinho de óleo diesel e depois remover. Acho isso fora do normal, pois acredito que óleo diesel foi feito para ser um combustível e não para a pintura do carro. O que você recomenda para uma melhor lavagem automotiva?
Pelo jeito, Filipe, o seu pai tem vários amigos da onça. Onde já se viu lavar carro com detergente e diesel? Quem recomenda um absurdo desse deve ser dono de oficina de pintura. A única situação em que se recomenda adicionar uns 5% (no máximo) de querosene na água é para retirar aquelas manchas de asfalto novo, que grudam na pintura. E, mesmo assim, lavando bem logo depois. A forma correta de realizar a limpeza da pintura do carro é usar xampu automotivo, com panos macios e limpos. Lave o carro à sombra, enxague com água em abundância e depois seque para evitar manchas na pintura.
CUIDADOS
O que queima mais a pintura: os raios solares ou querosene?
Marco Melo
Olinda - PE
Tenho um VW Gol 2001 cinza grafite, pintura sólida. A pintura está bem queimada, imagino que tenha sido pelos anos exposto ao sol. Obtive a informação de que o que queima a pintura não é o sol e sim o querosene que alguns lava a jato misturam na água para deixar o carro mais brilhante depois da lavagem. Afinal , o sol queima a pintura do carro?
Cuidado, Marco! Ambos queimam a pintura. Se você descobrir que o seu lava a jato acrescenta querosene na água, mude de estabelecimento. E a pintura se queima também só com o sol, não precisa da sacanagem adicional do lava a jato.
MANUTENÇÃO
Produtos para limpeza interna do motor são mesmo necessários?
Sérgio Feitosa
sergioefhenriques@yahoo.com.br
Não há orientação sobre o uso do Engine Flush para limpeza interna do motor. Esse produto pode ou deve ser utilizado? Quanto tempo de uso com o motor ligado? Qual a frequência de uso? A cada troca de óleo ou mais? Há alguma consequência negativa para o motor? Há alguma orientação específica para sua utilização?
Oi, Sérgio. Ele não deve ser usado em motores que já rodaram muito, pois tem poder detergente e, na primeira vez, pode fazer soltar muita sujeira e entupir canais de lubrificação. A vantagem é deixar o motor sempre limpo e reduzir a possibilidade de o óleo formar borra. Coloque o engine flush com o óleo velho, no momento da troca. Deixe o motor funcionar em marcha lenta durante alguns minutos. Retire todo o óleo e, em seguida, coloque o novo.
INCÔMODO
Qual a causa dos ruídos no motor do meu VW Fox?
Emerson Policarpo Ricardo
Curitiba
Comprei em uma concessionária um VW Fox City 2008/2009 1.0 seminovo, com 14 mil quilômetros rodados. Porém, o motor estava com barulho estranho, e quando levei o carro para fazer o reparo na garantia, o diagnóstico foi o seguinte: "motor rajando". O veículo estava na garantia dos seis meses e a concessionária realizou o conserto (disseram que trocaram as bronzinas e fizeram a retífica do virabrequim). Porém, o carro está com 23 mil quilômetros e logo pela manhã, ao ligar, o motor emite um barulho estranho (e depois para) e a luz de óleo fica oscilando. Já reclamei na concessionária, mas a garantia já terminou. Alguns dizem que é um problema nos motores 1.0 da Volkswagen daquele ano. Gostaria de saber qual é o defeito dessa série 1.0 da VW para esses anos, já que houve recall. Posso fazer alguma coisa para resolver esse problema, pois acredito que o recall ainda pode ser feito?
Emerson, lamento, mas passaram a perna em você! Os motores 1.0 da VW tiveram um problema complicado e a fábrica mandou trocar todos os que estavam fazendo um barulho anormal. E estendeu a garantia dos outros para quatro anos. O problema é que a fábrica mudou o óleo do motor e este, ao se misturar com o etanol, provocava um enorme desgaste no virabrequim. Confira na Volkswagen: seu carro, a rigor, deveria estar incluído nessa campanha de troca de motores.
MOTOR
Produto que promete recondicionar metais é realmente eficiente?
André Lana Clemente
dedouslana@gmail.com
Não sei se já foi perguntado anteriormente, mas vi recentemente vídeos no YouTube sobre um produto que seria recondicionador de metais, chamado Militec 1. A promessa do produto seria evitar o desgaste das peças internas do motor, resultando em maior durabilidade. Existem vídeos de carros rodando sem óleo, entre eles um Gol e um Peugeot 106 com turbo; teste em um torquímetro, em que uma peça seria testada de vários modos para ver se haveria desgaste; e teste em um Picanto, em que o computador acusa uma economia de combustível. E como na internet existem vários produtos picaretas, fiquei na dúvida sobre a veracidade dos vídeos e da ação do produto nos automóveis. Seria essa mais uma tentativa de picaretagem?
Entre os produtos oferecidos no mercado para melhorar o desempenho do carro, aparentemente o Militec cumpre alguns de seus propósitos. Mas a gente tem sempre que aparar os excessos: duvido que ele rode algumas dezenas de quilômetros sem óleo no cárter. Outros já anunciaram isso, mas quando foram testar,
foi um fracasso.
ETIQUETA
Informação do selo de consumo e combustível é confiável?
Caroline Endler
carolineendler@hotmail.com
Comprei um Kia Cerato automático, que vem com o selo de consumo de combustível indicando 10km/l na cidade e 13km/l na estrada, porém na prática não passa de 7,6km/l na cidade. Queria saber o que devo fazer, pois foi uma propaganda enganosa, e se eu soubesse, teria comprado um modelo 2.0. Já levei o carro cinco vezes à concessionária, mas não adiantou.
Não tem nenhuma propaganda enganosa, Caroline: o selo da etiquetagem veicular indica o consumo feito simuladamente em laboratório, só para efeito comparativo com outros modelos da mesma categoria. O consumo real, do dia a dia, é maior mesmo e tem até fator de ajuste determinado pelo Inmetro para converter o do selo para o real. Grosso modo, aumente o valor do selo em 22% para o consumo na cidade e em 29% em rodovias. Além disso, não esqueça das dezenas de variáveis que influem nas contas de combustível: quanto pesa o seu pé direito, Caroline? Onde você mora tem muitas subidas e descidas? Há quanto tempo você calibrou os pneus do seu carro?
LUBRIFICANTES
Posso trocar o óleo mineral pelo sintético sem problema?
Renato França
Rio de Janeiro
Tenho um Chevrolet Celta 2001. É verdade que o óleo sintético dura mais tempo do que o mineral? Queria trocar o óleo do meu carro para sintético. Qual o conselho que você me dá? Qual o prazo ideal para a troca de ambos os óleos?
Não fique inventando moda, Renato. Sossegue com o seu Celta e use exatamente o óleo recomendado pela fábrica no manual. E, ao contrário do que você está pensando, quanto mais rápido você trocar por um óleo novo, melhor para o motor, que a esta altura dos acontecimentos já deve ter rodado mais de 100 mil quilômetros. Quanto ao prazo da troca do óleo, se for mineral faça-o sempre a cada 5 mil quilômetros, lembrando sempre de substituir também o filtro.
ALINHAMENTO
É correto cobrar os ajustes de cáster e cambagem?
Ygor Soares
ygor@ygorsoares.com
Gostaria muito de saber se é picaretagem ou se realmente vale o valor que algumas mecânicas cobram em serviços como cáster, cambagem e o chamado desempenar rodas de ferro , pelo qual chegam a cobrar entre R$ 30 a R$ 60. Isso realmente tem que ser feito no carro? Em qual situação esse tipo de serviço deve ser executado?
Caro Igor: cambagem e cáster são dois dos itens do alinhamento do carro. O outro é a convergência. Esse serviço deve ser feito a cada 5 mil quilômetros. Quanto a desempenar rodas, só se estiver precisando. Peça ao mecânico para lhe mostrar qual é o problema. O carro está vibrando, balançando?