LUBRIFICANTE
Tem problema trocar óleo
mineral por sintético?
Arthur Marcos
spittercompras@hotmail.com
Tenho um Chevrolet Vectra ano/modelo 1999, que comprei recentemente. Quando o comprei, troquei o óleo e usei o recomendado no manual do proprietário, que é o mineral. Será que posso usar o óleo semissintético ou sintético?
Oi, Arthur. Você está correto ao usar o óleo recomendado pela GM, que é o mineral. Nada o impede de usar outros mais caros, mas posso dar uma sugestão? Guarde a grana que você gastaria no sintético para trocar seu Vectra por um Chevrolet Cruze, que é um barato.
DESGASTE
Tem cabimento pneu ficar
careca com 11 mil quilômetros?
Joice Eloisa Pissaia
joiceeloisa@hotmail.com
É normal um carro novo, com geometria e balanceamento feitos conforme manual do proprietário, apresentar desgaste nos pneus com 11 mil quilômetros?
Não entendi sua dúvida, Joice. Claro que os pneus se desgastam com qualquer quilometragem. Se você está se referindo a um desgaste tão acentuado que eles ficaram carecas com 11 mil quilômetros, então é claro que tem algum problema com o carro ou com os pneus.
ÓLEO
Qual o lubrificante indicado
para motor muito rodado?
Luiz Fernando Cordeiro
luizfcordeiro.cordeiro257@gmail.com
Tenho um VW Gol 1.6 MI 1997, motor AP, com 123 mil quilômetros rodados. Uso óleo Castrol GTX 20W50 mineral na troca, porém vi um outro programa sobre carros, dizendo que usar óleo sintético é muito melhor para o motor. Pergunto: posso usar óleo sintético no motor do meu carro? Qual seria o óleo mais indicado para o meu Gol?
Caro Luiz Fernando. O melhor óleo para o seu motor é sempre o recomendado pelo fabricante no manual do proprietário. Entretanto, com a alta quilometragem do seu carro, se estiver queimando óleo em excesso, tente um semelhante, mas de viscosidade ligeiramente superior. Um 20W60, por exemplo. Óleo sintético é melhor que o mineral, mas, em muitos casos, não vale a pena o custo maior.
NA TROCA
Uma pequena diferença na medida
do pneu altera alguma coisa no carro?
Robert Ribeiro
Santo André (SP)
Tenho um Chevrolet Corsa Super 1.0 1997 e está na hora de trocar os pneus, mas estou em dúvida se coloco 165/70 R13 ou 175/70 R13. Há muita diferença no consumo, dirigibilidade ou algo entre esses modelos? O de medida 175 seria melhor no meu caso?
Oi, Robert. Sim, vão ocorrer mudanças no comportamento do seu carro se você colocar os pneus 175. Ele vai ficar mais alto, as marchas vão esticar mais e o velocímetro e hodômetro vão deixar de indicar corretamente. Se você estiver a fim de enfrentar tudo isso....
NA CHAVE
Por que meu carro fica louco
e dispara o pisca-alerta?
Ana Saleme
emsaleme@yahoo.com.br
Estou com um problemão no meu Chevrolet Meriva 2011. Para trancar o carro e destrancar é só apertar o botão da chave, o pisca-alerta se acende uma vez e para. Tudo bem se fosse assim, porém, várias vezes, quando aperto o botão da chave, a porta destranca, mas o pisca-alerta fica piscando por tempo indeterminado, até que a porta seja trancada e destrancada novamente. Outras vezes, quando aciono o botão para trancar o carro, o vidro elétrico sobe, o alarme apita duas vezes, o vidro desce e, adivinha, o carro fica destrancado e aberto! A concessionária não achou nada, já reclamei duas vezes e nada. Meu carro ficou na concessionária, foi achado um probleminha imperceptível, arrumaram, porém depois voltou a acontecer. E agora? O que fazer?
Olha, Ana, tenho duas sugestões para resolver o problema do seu Meriva, que não para de piscar. Primeiro leve-o a um psiquiatra para definir a causa dessa piscação e excesso de apitos. Depois, acione a fábrica ou outra concessionária, pois aquela a que você levou não está com nada.
ABSURDO
O que fazer se não acho os pneus
do meu carro para reposição?
Miguel Faciolo
Guaratuba (PR)
Tenho um Chery Cielo 2010/2011, carro fantástico em tudo, design, consumo, conforto, equipamento, resposta etc. Só que estragou um pneu Maxxis MA530, medida de 205/55R16, e não consigo repor. O carro está com apenas 20 mil quilômetros e nem as CCS nem a Chery do Brasil respondem. Agora vi que até carros nacionais vêm com pneus importados. E como fica isso no futuro? Qual é a minha saída? Trocar os quatro pneus? Deixar um estepe de outra marca? Vocês sabem me dizer onde acho esse pneu?
Oi, Miguel. É um absurdo o que fábricas e importadoras fazem com o consumidor brasileiro. O seu problema é também de quem compra carro nacional. O Ford Fiesta, que vem do México, tem o mesmo problema. Vê se alguém que compra um carro zero vai se lembrar de checar se acha o pneu no mercado no caso de defeito de um deles... Ou você coloca o estepe e o substitui por um de outra marca ou compra um par, para evitar o rombo no bolso de bancar quatro, aliás, cinco novos.
NO ESTEPE
Suporte de bicicleta pode causar
dano se colocado na tampa traseira?
Cláudo Fava
Divinópolis - MG
Tenho um Mitsubishi TR4 e pretendo colocar um suporte para bicicleta. Ofereceram-me um suporte fixado no estepe do carro, mas, como cada bicicleta pesa aproximadamente 12kg, representará uma carga de no mínimo 25kg, considerando também o peso do suporte. Pode haver algum dano na estrutura de fixação do estepe ou tampa traseira do carro, já que é um peso não previsto pelo fabricante? Qual o suporte mais seguro para este caso, já que tenho também as opções de fixar no engate ou no rack de teto.
Olha, Cláudio, melhor você consultar a fábrica do TR4 e verificar se o projeto do suporte do pneu aguenta mais 25kg, para evitar o excesso de esforço no suporte. Por via das dúvidas, instale o rack no teto ou no engate.
ESTRANHO
O que significa a mensagem de
motor fundindo no Fluence?
Kezia Ladeira
kezialadeira@gmail.com
Comprei um Renault Fluence e com 200 quilômetros rodados surgiu a mensagem "motor fundindo". O mais chocante foi o tratamento que recebemos da Renault. Fomos destratados e não nos deram nenhuma assistência imediata. É um absurdo que uma marca como essa trate tão mal os seus clientes. Estamos nos sentindo lesados.
Oi, Kezia. Diante de sua informação sobre a mensagem que teria surgido no painel de seu carro, de “motor fundindo”, fizemos contato com a Renault para saber do que se trata. E, de acordo com a montadora, não existe esse tipo de mensagem no Fluence ou em qualquer outro modelo da marca. A que mais se aproxima desse problema é a “risco de danificar o motor”, quando ocorre superaquecimento, por exemplo. Além disso, podem aparecer mensagens de anomalias na injeção eletrônica, no airbag ou em sensores. No seu caso, o recomendado é procurar uma concessionária Renault para verificar qual o verdadeiro problema do carro.