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Boris responde

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VW GOL

É mesmo necessário substituir os filtros ao trocar o óleo?

Ronald Otávio - Pará de Minas

Tenho um VW Gol Trend 1.0 08/09, com 11.825 quilômetros rodados. Desde a última revisão, há seis meses, com 9.982 quilômetros, na qual foram trocados o óleo e os filtros na concessionária, foram rodados apenas 1.843 quilômetros, sendo 80% dentro da cidade e 20% em estrada de terra. O manual indica que deverei realizar a troca após os seis meses ou 10 mil quilômetros. A garantia total já expirou. Tenho realmente que realizar a troca de todos os itens acima mencionados ou posso simplesmente fazer somente a revisão?

Oi, Ronald, se a troca foi feita há seis meses, está na hora de botar óleo novo no seu cárter, independentemente da quilometragem rodada. Troque também o filtro de óleo, para não contaminar o lubrificante novo, e o de ar, que já deve estar empoeirado.

MISTÉRIO

Por que o etanol desaparece do tanque do meu carro?

Fábio Martins Ferreira - Nova Crixás (GO)

A cidade onde moro é por excelência quente, e põe quente nisso! Há uma dúvida que me inquieta: como não deixar o etanol do tanque evaporar? Já pesquisei, fiz de tudo para isso não ocorrer, sei que o veículo tem um sistema de antievaporação já existente em modelos fabricados a partir de 1992. Mesmo deixando o carro na sombra é possível ver que baixa o volume do etanol. O que fazer, visto que meu veiculo não é flex e só usa etanol?

Olha, Fábio, também não sei o que fazer. Se algum leitor tiver descoberto uma solução (que não seja colocar o carro dentro da geladeira), a redação agradece a sugestão!

NA OFICINA

Troca a junta do cabeçote duas vezes e o problema continua

Ediney Fabiani - Caxias do Sul (RS)

Tenho um Ford Escort SW 1.8 16V, que até há bem pouco tempo não me incomodava. Um dia o carro começou a largar água pela descarga. Na oficina o diagnóstico foi dado: junta de cabeçote . Mandei consertar e duas semanas depois fui buscar o carro. Depois de 10 quilômetros rodados, estourou de novo. Diagnóstico: junta do cabeçote de novo. O mecânico alegou que foi feita apenas plaina da tampa do cabeçote e não da outra parte, por isso não aguentou. E isso é correto? Tive que pagar por duas retíficas e ainda ficou um barulho que não tinha, tipo o bater de um pino, mais um vazamento entre o motor e a caixa. Não é obvio que se retifica as duas partes?

Oi, Ediney, assim a distância o diagnóstico é difícil. Mas me parece óbvio que, desde a primeira vez, a retífica deveria ter sido feita na face do cabeçote e do bloco. Por outro lado, o barulhinho de bater pino pode estar sendo provocado pela redução do espaço nas câmaras de combustão, com interferência de pistãos e ou válvulas. Pode ser também que, com a retífica das duas faces, o volume da câmara de combustão tenha se reduzido, o que aumenta a taxa de compressão e provoca a ignição espontânea,ou "batida de pino".

PEÇAS

Susto na hora de fazer a revisão no Honda Fit 2004

Neidsonei Pereira de Oliveira - Salvador

Levei meu Honda Fit LXL 2004 para revisão dos 60 mil quilômetros. O carro fez todas as revisões na autorizada. Nessa última, me entregaram um orçamento extra de cerca de R$ 4 mil, indicando a necessidade de troca de amortecedores, disco de freio, radiador, etc. Minha dúvida é sobre a necessidade de substituição dessas peças com a quilometragem atual. O carro não apresenta problema algum, anda perfeito. Sempre no asfalto, na cidade, pouco engarrafamento e sem buracos, apresenta média de 12km/l.

Emitir um parecer sem examinar as peças é impossível, Neidsonei. Mas, mesmo que o carro não apresente problemas, muitas vezes há necessidade de substituir componentes numa manutenção preventiva, para evitar depois a corretiva, que é ainda mais cara. Entretanto, se amortecedores não admitem recondicionamento, sempre existe a possibilidade de recuperar os discos de freio, por exemplo. Peça o orçamento em outra concessionária.

PNEUS

Trocar tampa das válvulas não é picaretagem?

Eliezer Velasco - Santo Antônio de Pádua (RJ)

Durante toda a minha vida, em todos os carros que tive, quando da troca dos pneus, sempre disseram ser necessária também a substituição dos "birrinhos", que são aqueles protetores de válvula. Isso não é picaretagem?

Pode ser, mas pode não ser picaretagem, Eliezer. As tampas não necessitam de substituição, mas pode ser que estejam sugerindo a troca das próprias válvulas. Que é recomendada desde que estejam aparentando desgaste, trincas etc.

FLEX

É mesmo necessário abastecer com etanol de vez em quando?

Rodrigo B. Boeira - Farroupilha (RS)

Tenho um Renault Sandero 1.6 8V flex, 2011, e nunca usei etanol. Gostaria de saber se é recomendável usar etanol de vez em quando, mesmo que na minha cidade o preço não compense em relação ao da gasolina. Usei somente gasolina até o momento. Fazer esta troca de vez em quando é recomendável?

Carro flex, Rodrigo, foi projetado para queimar qualquer combustível. Pode usar gasolina ou etanol separadamente ou misturados a vida inteira.

EMBREAGEM

É normal o sistema quebrar depois dos 100 mil quilômetros?

Sérgio Roberto Feliciano - sergior.feliciano@gmail.com

Tenho um Fiat Siena 2001 com 110 mil quilômetros rodados e, recentemente, voltando de viagem, a embreagem quebrou. Pergunto: quantos mil quilômetros dura uma embreagem?

Depende do material e do tipo de uso, Sérgio. Cada carro tem características próprias e a durabilidade da embreagem é muito variável. Mais ou menos como os componentes do freio. De qualquer maneira, considero a quilometragem razoável para a substituição. Em geral, ela dura menos.