DIRIGINDO
Como economizar combustível
se a banguela não resolve?
Carlos Eduardo dos Santos
Diadema (SP)
Tenho um Volkswagen Fox 1.6 2012 e estou querendo saber como faço para economizar combustível. Tenho o costume de desengatar o câmbio nas descidas e seguir só no embalo, mas um colega disse que isso ajuda a gastar mais. Eu não entendi, pois se o motor fica em marcha lenta, como pode gastar mais? Existe algum método de dirigir gastando menos combustível? Eu tenho outras atitudes que parecem ser boas: não estico muito as marchas e não acelero de uma vez.
Oi, Carlos Eduardo. Realmente, quando você desengrena o carro em uma descida, ou seja, coloca na banguela, ele acaba consumindo mais. O segredo é que quando o carro está engrenado, descendo uma ladeira e sem aceleração, o fornecimento de combustível é cortado, pois o próprio movimento das rodas mantém o motor girando. Porém, se você colocar na famosa banguela é preciso injetar combustível para mantê-lo funcionando. Para gastar menos combustível é necessário manter o carro revisado, com motor regulado, pneus calibrados, evitando elevar o giro e acelerações bruscas.
NAVEGADOR
Atualização de GPS integrado
é igual à do que fica pendurado?
Fábio Eduardo Garcez
garcez01@gmail.com
Conversando com um amigo a respeito da compra de um sistema multimídia com GPS integrado, veio a dúvida sobre a atualização do GPS. O procedimento é simples como em um GPS não integrado?
Prezado Fábio: os sistemas multimídia com GPS integrado que já saem de fábrica podem ser atualizados por meio dos sites das montadoras. Basta pagar uma taxa e baixar a atualização, capturando o material com um pen drive, para depois inseri-lo no sistema. Vale lembrar que o material do GPS é atualizado uma vez por ano.
LIMPEZA
O que fazer para lavar o fundo
e evitar ruídos estranhos?
Isnaldo Braga Gomes
Barra Mansa (RJ)
O que deve ser jogado no fundo do carro para lubrificar as partes móveis do veículo e eliminar os pequenos rangidos que aparecem? Só água funciona? Em curto espaço de tempo
os rangidos voltam.
Caro Isnaldo: na verdade, se você trafega com seu carro a maior parte do tempo em trânsito urbano, ou seja, no asfalto, não há necessidade de limpeza da parte externa do assoalho nem de lubrificação das partes móveis. Mas se o seu carro trafega com frequência em estradas empoeiradas e com lama é recomendada a limpeza da parte inferior para retirar os excessos de terra. Isso pode ser feito apenas com um jato de água e no máximo com a pulverização de um produto antiferrugem. Porém, tome cuidado com os tais aditivos especiais que são oferecidos nos postos de abastecimento para pulverizar o carro por baixo, como óleo de mamona, que ataca as borrachas e retentores.
ADAPTAÇÃO
Vale a pena trocar os tambores
por discos de freio na traseira?
Guaracy José Bueno Vieira
chiscaoito@globo.com
Tenho um Ford Ecosport 2006 e gostaria de saber se seria uma boa ideia trocar os freios traseiros a tambor por disco, para aumentar a eficiência de frenagem. É economicamente e mecanicamente viável?
Olha, Guaracy, é viável mecanicamente, mas não vai ficar muito barato. Se o seu EcoSport é 1.6, seria totalmente dispensável tal adaptação, pois o motor não exige este reforço no sistema de freio. E mesmo se for 2.0 não há necessidade, pois o sistema divide a força de frenagem em 75% no eixo dianteiro e 25% no traseiro, por isso os tambores dão conta do recado. E para fazer a adaptação seria necessário trocar as pontas do eixo traseiro e talvez até o cilindro mestre, para aumentar a pressão, além de instalar os discos, pastilhas e pinças. O risco de não ficar igual ao que sai de fábrica é muito grande. Portanto, se você quer um carro com discos de freios nas quatro rodas, melhor comprar um que já tenha.
FALTA FORÇA
Será que meu carro precisa
de Viagra para subir rampa?
Paulo Lage Rebello
paulo.rebello.bv@gmail.com
Tenho um Fiat Marea Weekend 1.8 16V que tem apresentado problemas em subidas de rampas inclinadas. Quando viajo com minha família, tenho problemas em subir uma pequena ladeira com o carro carregado. A ladeira fica no terreno da casa e é bem inclinada. Como não há como embalar o carro, saímos da inércia na parte de baixo da ladeira (de cerca de 10 metros de comprimento). Como o torque máximo do Marea é 16,7kgfm a 4.000rpm, fica complicado sair do zero e subir a ladeira. Como devo proceder para subir a ladeira? Acelerar o motor a 4.000rpm e controlar na embreagem? Esse problema já não existe em motores a diesel (alto torque em baixa rotação), certo?
Caro Paulo: o problema do seu Marea é difícil de resolver. Ou você só coloca a bagagem no carro depois de subir a rampa, ou "queima" embreagem para manter o motor em alta rotação ou troca de modelo.