Nesta terça-feira (04), a BYD confirmou investimentos de R$ 3 bilhões para instalar três células industriais em Camaçari (BA). Uma delas produzirá carros híbridos e elétricos; a outra fornecerá de chassis para ônibus e caminhões elétricos; e a terceira fará o processamento de lítio e ferro fosfato para baterias. Porém, tal anúncio não respondeu a uma pergunta: qual será o destino da antiga fábrica da Ford naquele município?
Isso, porque os locais exatos de implantação dessas novas células industriais em Camaçari (BA) ainda não foram definidos. A BYD confirmou ao VRUM, por meio da assessoria de comunicação, que não houve definição quanto à aquisição da fábrica da Ford. Caso não haja acordo, a multinacional de origem chinesa poderá erguer estruturas totalmente novas, a partir do zero, em um terreno a ser cedido pelo governo da Bahia.
Em resposta ao VRUM, a Ford emitiu um comunicado confirmando que "está em processo de negociação para a venda da fábrica de Camaçari", mas acrescentou que ,"no momento, não tem nada de concreto para anunciar”. A multinacional afirmou ainda que o centro de desenvolvimento de produtos localizado naquele município seguirá em atividade e não tem qualquer relação com a possível venda da unidade industrial.
Futuro da fábrica da Ford em Camaçari segue incerto
Em janeiro de 2021, quando a Ford anunciou o fim das operações industriais no Brasil, a fábrica de Camaçari (BA) passou a ter futuro incerto. A unidade, que naquele ano completaria duas décadas de atividades, ainda permaneceu produzindo peças de reposição durante mais alguns meses. Depois disso, foi completamente fechada, ato que resultou na demissão de aproximadamente 4.000 funcionários.
Desde então, a fábrica que a Ford construiu em Camaçari permanece deserta. Informações extraoficiais sobre a aquisição da estrutura pela BYD circulam há meses, mas nem o anúncio oficial da instalação da empresa no Brasil esclareceu, ao menos até o momento, qual será o futuro da unidade.
Fábricas desativadas em São Paulo já foram vendidas
Junto com a unidade de Camaçari, a Ford desativou também uma fábrica de motores e transmissões em Taubaté (SP). No ano anterior, a multinacional já havia encerrado as atividades no Complexo Industrial do Taboão, em São Bernardo do Campo (SP). Ambas as instalações foram vendidas para a São José Desenvolvimento Imobiliário.
Em em São Bernardo do Campo (SP), a maioria dos imóveis do antigo complexo industrial já foi demolida para dar lugar a um centro logístico. Já em Taubaté (SP), existem negociações para que a fábrica abrigue uma unidade de embalagens de aço da CSN, o que tem trazido alento aos ex-metalúrgicos da Ford. Em Camaçari, a chegada da BYD também desperta esperanças nos antigos funcionários da multinacional.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!