A BYD propôs, para 2023, o lançamento de um utilitário elétrico que custará apenas cerca de 8 mil euros (R$43.760: em conversão direta), o BYD Seagull. E como isso seria possível? Graças a uma bateria de sódio, que equiparia o veículo. Com o uso deste tipo de tecnologia, a empresa pretende produzir, além do modelo citado acima, outros carros elétricos mais acessíveis ao bolso do consumidor.
Não se sabe ainda se a ideia se tornará 100% realidade mesmo - muito menos se o carro virá ao Brasil. Mas o fato é que, aqui, o modelo, provavelmente, tomaria o posto do Renault Kwid E-Tech, que atualmente é o mais barato entre os carros elétricos à venda no país, com preços a partir de R$146.990.
O carro elétrico super barato da BYD
O BYD Seagull, carro elétrico super barato da fabricante, está prometido para o ano que vem. Ele terá 3,6m de comprimento e autonomia de cerca de 300 quilômetros.
A título de referência, o Kwid E-Tech tem autonomia de 298 quilômetros no ciclo urbano e o mesmo comprimento de 3,6m.
Apesar de a BYD ainda não ter revelado mais detalhes sobre o novo carro elétrico, o mais provável é que ele apresente um desempenho parecido com o do Kwid, mas por um preço muito menor.
Por isso, mesmo não sabendo se o modelo virá ao Brasil, vale a pena ficar de olho nos movimentos da BYD. Afinal, talvez ele seja o responsável por fazer muitos motoristas repensarem a ideia da mobilidade elétrica.
Bateria de sódio
A resposta para o preço baixo do elétrico da BYD está em sua bateria de sódio. Ela substitui o lítio, material que é mais caro, mas ninguém esperava que a indústria contemplasse o seu uso tão cedo.
Porém, a BYD, uma das maiores fabricantes de bateria do mundo, parece ter força e recursos suficientes para se tornar a primeira marca a lançar um carro elétrico com bateria de sódio no mercado.
É preciso esperar até o próximo ano para saber até que ponto os planos da BYD serão cumpridos. Mas, de todo modo, o BYD Seagull parece estar em um estágio muito avançado de desenvolvimento, segundo a montadora.
Carros elétricos poluem menos mesmo? Confira no vídeo!
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