O governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou na última terça-feira (22) que a BYD construirá suas fábricas de veículos e baterias na cidade de Camaçari, a 50 quilômetros da capital Salvador, ocupando as instalações e o terreno que antes estavam sendo operados pela Ford.
O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 3 bilhões, geração de 1,2 mil empregos e três unidades fabris. Rui Costa disse ainda que a solenidade com o anúncio formal da conclusão das negociações, além da apresentação do cronograma de negócio, irão ocorrer no próximo dia 13 de dezembro.
Segundo a carta de intenções assinada em outubro, a BYD pretende produzir carros, caminhões e ônibus eletrificados no país. Além disso, o fabricante deve possuir uma planta de processamento de lítio e ferro fosfato para as baterias dos veículos.
O processo está sendo acompanhado pelo sindicato dos trabalhadores de Camaçari e região. Segundo Júlio Bonfim, presidente da entidade, a Ford terá de entregar a fábrica à BYD sem custos, pois o terreno e a estrutura são de propriedade do governo da Bahia.
“Pelo contrato de concessão firmado na época [2002], a montadora [a Ford] se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva, o que não é o caso”.
Júlio Bonfim
Confira os próximos lançamentos da BYD no Brasil
A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, está presente no Brasil desde 2014 e desde o ano passado comercializa seus automóveis de passeio no país. As primeiras unidades do SUV elétrico Yuan Plus chegarão ao mercado nacional em dezembro pelo preço de R$ 269.990.
O BYD Yuan Plus é o principal lançamento recente da marca, ao lado do hatch Dolphin, que será lançado no Brasil em 2023. Atualmente, a BYD comercializa no Brasil os elétricos TAN EV, HAN EV e o Song Plus DM-i. Há ainda o D1 EV, destinado às vendas corporativas.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!