UAI

BYD D1 EV, monovolume médio, vira caso de polícia no Paraná

O modelo 100% elétrico não se envolveu em crime ou acidente, mas foi submetido a uma 'averiguação' pela Secretaria de Segurança do estado

Publicidade
Com carga completa na bateria, o monovolume elétrico tem autonomia de 371 quilômetros
Com carga completa na bateria, o monovolume elétrico tem autonomia de 371 quilômetros Foto: Com carga completa na bateria, o monovolume elétrico tem autonomia de 371 quilômetros

Calma! Não se trata de um crime, acidente ou coisa do tipo que mereça manchete em publicação sensacionalista. A notícia é que o monovolume 100% elétrico BYD D1 EV foi submetido a uma avaliação pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) e recebeu aprovação do órgão. Durante 45 dias, o modelo foi usado por integrantes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar, Civil e Científica do estado.

BYD D1 EV modelo 2023 branco de frente porta lateral aberta estático em casa
A porta traseira do lado direito é deslizante, facilitando o acesso

O veículo elétrico foi submetido à rotina das diversas unidades, participando de diferentes ações. “O veículo foi submetido nas ações práticas da segurança pública e administrativas, pois é fundamental conhecer se o veículo atende às ações das nossas corporações. Existe uma intenção, em futuro próximo, de aquisição de veículos elétricos para nossa frota”, destacou Francisco José Batista da Costa, diretor-geral da SESP/PR.

De acordo com o fabricante, o BYD D1 EV apresenta como principais atrativos a economia de combustível, baixo custo com peças de reposição e pouca manutenção da frota, além de reduzir a zero a emissão de carbono e poluentes. O monovolume elétrico entregue pela concessionária BYD Servopa, de Curitiba, a primeira da marca inaugurada no Sul do país. Atualmente, a BYD tem 18 concessionárias em operação no Brasil.

BYD D1 EV modelo 2023 branco de traseira em movimento no asfalto
O BYD D1 EV tem motor elétrico de 136cv e 18,3kgfm de torque

A principais características do BYD D1 EV

O monovolume BYD D1 EV tem 4,39m de comprimento, 1,65m de altura e 1,85m de largura, com distância entre-eixos de 2,80m. Um detalhe interessante do modelo é que no lado esquerdo e na dianteira, ele dispõe de portas convencionais. Mas a porta traseira direita é deslizante, de acionamento elétrico, o que facilita muito a entrada e saída dos passageiros.

O maior ângulo de abertura das portas, assoalho plano e menor altura em relação ao solo (12,5cm) também contribuem para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Entre os itens de conforto de série, o BYD D1 EV traz controlador de velocidade adaptativo, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado Dual Zone, acesso por chave presencial e partida por botão.

https://youtu.be/HBMe_MhQFjw

Outro ponto de destaque do BYD D1 EV é o espaço interno, com bancos ergonômicos e boa área para as pernas, garantindo conforto em viagens longas. No painel, a central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas permite o controle de diversas funções do veículo.

Motorização elétrica e segura

O BYD D1 EV tem motor elétrico que entrega 136cv e 18,3kgfm de torque, alimentado por baterias de 53kWh, que garantem autonomia de 371 quilômetros com uma única carga. A recarga de até 80% das baterias pode ser feita em 35 minutos em carregadores rápidos.

O fabricante revela que o BYD D1 EV conta com a inovadora bateria Blade, que tem as células organizadas em uma matriz, proporcionando mais segurança em relação a outras baterias de lítio-ferro-fosfato. O modelo conta ainda com sistema de frenagem automática de emergência (AEB), aviso de saída de faixa (LDW) e de colisão de pedestres (PCW), alerta de mudança de faixa por vibração no volante, vídeo e tecnologia de reconhecimento de objetos, além de freio de emergência automático.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e vídeos