UAI

BYD Dolphin e Seal obtém nota máxima em teste de segurança; veja detalhes

Queridinhos dos brasileiros quando o assunto é eletrificação, os modelos obtiveram mais 85% de aproveitamento em todas as categorias

Publicidade
BYD foi a marca de eletrificados com maior número de emplacamentos em 2024
BYD foi a marca de eletrificados com maior número de emplacamentos em 2024 Foto: Reprodução

O BYD Dolphin e o BYD Seal receberam a nota máxima em segurança na avaliação do Euro NCAP, o programa de testes com atuação semelhante ao Latin NCAP, só que na Europa. Os dois modelos alcançaram as 5 estrelas (nota máxima) nos testes de impacto e recursos de segurança, apresentando boa competitividade com as marcas tradicionais, segundo o órgão europeu. Além deles, o chinês elétrico Xpeng P7 também foi avaliado com nota máxima.

Nos três modelos chineses, o órgão avaliador elogiou particularmente as áreas de proteção para adultos e crianças no caso de colisão, tanto nos modelos da BYD quanto no Xpeng. Além disso, o Euro NCAP também destacou que todos estão bem equipados com uma ampla gama de tecnologias de segurança, incluindo assistência de faixa e velocidade. Outro ponto avaliado pelo órgão são os sistemas de detecção de presença de crianças, sendo que, dos três chineses, somente o XPENG P7 não conta com o recurso.

Quais os resultados dos crashes tests com o BYD Dolphin?

https://youtu.be/9H9jeF_ADG4

Falando particularmente dos testes de colisão, o carro elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin, teve resultados muito positivos. No teste de impacto frontal houve boa proteção para joelhos e fêmures do motorista e do passageiro, enquanto a proteção do peito do motorista foi classificada como marginal. Por outro lado, a proteção de todas as áreas críticas do corpo foi boa ou adequada tanto para o passageiro da frente e o motorista. A cabine do BYD Dolphin também apresentou boa resistência e pouca deformação com o impacto.

Como é possível ver no vídeo, no teste de barreira rígida, a proteção de todas as áreas críticas da carroceria foi boa ou adequada para o motorista e o passageiro traseiro. No teste de barreira lateral, a proteção de todas as áreas críticas da carroceria foi boa e o Dolphin obteve a pontuação máxima nessa parte da avaliação. No impacto lateral de poste, mais severo, a proteção foi boa ou adequada para todas as partes críticas do corpo. Além disso, o carro elétrico compacto mostrou bom desempenho na proteção contra lesões por efeito chicote em caso de colisão traseira.

Conclusão do teste

Números finais teste BYD Dolphin
Fonte: Euro Ncap

Com nota máxima em segurança, o BYD Dolphin conclui o teste com 89% de aproveitamento na proteção de passageiros adultos, 87% na proteção de crianças e 85% na proteção de usuários vulneráveis da estrada, como pedestres e ciclistas. Já nos recursos de assistência de segurança, o elétrico atingiu 79% de aproveitamento.

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas