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BYD lança pedra fundamental de fábrica que pertenceu à Ford na Bahia

Multinacional de origem chinesa lança pedra fundamental em complexo na Bahia, que produzirá carros elétricos e híbridos

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Fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001
Fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001 Foto: Fábrica de Camaçari foi inaugurada pela Ford em 2001

A multinacional chinesa BYD anunciou nesta segunda-feira (09) oficialmente o lançamento da pedra fundamental da nova fábrica em Camaçari (BA). A empresa vai se instalar no complexo industrial que a Ford operou entre os anos de 2001 e 2021: desde então, o imóvel está fechado. A BYD, inclusive, já instalou até placas com o próprio logotipo no local.

Em Camaçari (BA), a BYD vai produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato para baterias. A gama de produtos nacionais ainda não está confirmada, mas a BYD já anunciou que está desenvolvendo um sistema híbrido-flex para o SUV Song Plus.

Com a presença do fundador e CEO Wang Chuanfu, da vice-presidente executiva e CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a companhia inaugurou as futuras unidades fabris no complexo industrial de Camaçari. Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Juscelino Filho (comunicações), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.

Durante um pronunciamento, o CEO e fundador da BYD, Wang Chuanfu, afirmou que "o Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”.

Fábrica da BYD começa a operar entre 2024 e 2025

No último mês de julho, a BYD já havia anunciado investimentos de R$3 bilhões no Brasil. Esse montante se destina à instalação de três fábricas diferentes dentro de um mesmo complexo fabril, localizado em Camaçari (BA). De acordo com a empresa, será o maior pólo industrial próprio fora da China.

Naquele momento, porém, ainda não estava claro se a BYD assumiria a antiga fábrica da Ford ou se construiria um complexo inteiramente novo. Isso, porque ainda existiam pendências judiciais envolvendo incentivos fiscais que haviam sido concedidos à multinacional estadunidense. Na semana passada, o imbróglio enfim foi solucionado e o imóvel foi devolvido ao governo da Bahia, que, por sua vez, o repassou à empresa asiática.

A partir de agora, a expectativa da BYD é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025. A capacidade instalada ficará próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.