No início deste ano, alguns flagras de rua sugeriram que a BYD estaria trabalhando em uma nova - e inédita - picape média elétrica. Agora, a informação parece mais real do que nunca, já que, na China, fotos de patente do modelo vazaram, antecipando o seu visual. E adivinhem? A caminhonete será quase uma Ford F-150 com o logotipo BYD na grade:
Projetada por Wolfgang Egger, ex-veterano da Audi e chefe de design da BYD, a nova picape chinesa tem para-choques e para-lamas robustos, faróis grandes, um par de racks de teto e um pequeno teto solar. As linhas são, no geral, retas, deixando claro o aspecto quadradão da caminhonete.
Apesar dos spoilers do visual, informações mais aprofundadas sobre o modelo ainda são escassas. Segundo o site CarNewsChina, o lançamento deve acontecer no país oriental no final deste ano ainda, com versões totalmente elétrica e híbrida plug-in. No Brasil, a caminhonete deve chegar só em 2024.
O que já se sabe sobre a picape da BYD?
Segundo especulações da imprensa chinesa, a nova picape BYD híbrida seria equipada com motor 1.5 turbo de 140cv (o mesmo da família DM-i do Song Plus) e outros dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Juntos, os três propulsores somariam cerca de 500cv - número bastante alto se comparado aos das picapes médias do mercado brasileiro. Quanto à versão puramente elétrica, ainda não há dados de desempenho.
Apesar do visual semelhante à Ford F-150, em tamanho, as duas não serão tão parecidas assim. Com base nas imagens, estima-se que o comprimento da nova BYD será de cerca de 5,3 metros e a altura de 1,8 metro. Com essas proporções, é provável que ela chegue para competir com a Toyota Hilux, Nissan Frontier, Ford Ranger e outras do segmento médio.
Além disso, um vídeo divulgado por supostas fontes oficiais no início desde ano revelaram alguns detalhes do interior da nova caminhonete chinesa. Pelas imagens, é possível ver painel moderno com quadro de instrumentos digital; central multimídia com tela giratória; e botões concentrados no console, revestido de material macio.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!