Nesta semana, a imagem da limousine presidencial deixando a embaixada americana em Dublin (vídeo abaixo) rodou o mundo por causa de um incidente inesperado, que deixou o veículo entalado na porta de entrada de automóveis do prédio. Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas o Cadillac One de Barack Obama raspou o assoalho no solo e a equipe de cerimonial e segurança do presidente americano não lembrou desse detalhe no momento em que elaborou os passos de Obama durante sua visita à Irlanda.
Na saída da embaixada há um desnível que não atrapalharia qualquer carro normal. Mas o Cadillac possui uma série de ‘apetrechos’ que o deixa mais pesado e baixo, entre eles as grandes portas blindadas com 20cm de espessura. Para se ter uma ideia do peso da peça, cada porta do Cadillac tem o mesmo peso da porta de um Boeing 757.
O ‘superblindado’, que sempre acompanha Obama em suas viagens mundo afora, embarcado em um avião cargueiro da Força Aérea Americana, entrou em operação em 2009, quando Obama assumiu o Governo. Versão alongada do Cadillac DTS, o Cadillac One foi projetado especialmente para o presidente americano. Além da blindagem de 12 centímetros feita com material compósito de aço, titânio, fibra de carbono e cerâmica; que suporta até mesmo ataques de bazuca e proteção no chassi à prova de explosões, o veículo se torna um casulo para seus ocupantes. A porta tem sistema de fechamento semelhante a de um cofre de banco. Com tudo isso, o peso bruto do veículo é de 4,5 toneladas. É natural que a limousine ‘agarre’ em pisos desnivelados, como o que ocorreu em Dublin, na última terça-feira (23). Tanto peso pede um senhor propulsor e isso ele tem. Mas mesmo com motor diesel V8 6.5 litros, o Cadillac One só chega aos 96 km/h.
Salão Oval em uma Limousine
Tudo foi pensado para que Obama possa tomar decisões importantes a bordo do carro oficial. O presidente conta com uma mesa com computador, telefone via satélite e contato direto com o vice presidente e com o Pentágono. Se você achou a blindagem pouca para o homem que ocupa o cargo mais importante do mundo, o carro esconde detalhes inimagináveis, como uma bolsa do próprio sangue do presidente, para uma possível transfusão de emergência e um botão de pânico. Os vidros não abrem, com exceção o do motorista, que possui abertura máxima de 10 centímetros para uma eventual comunicação com a segurança presidencial. O tanque de combustível possui blindagem especial, revestido com espuma que impede uma explosão, mesmo que seja atingido diretamente por um projétil. Os pneus também são revestidos com aço e podem rodar mesmo estando estourados. Como prevenção nunca é demais, no porta malas do Cadillac há um kit com equipamentos de combate a incêndio. No interior, armas de grosso calibre são guardadas, assim como lançadores de granadas de gás lacrimogêneo. Fechando o pacote de segurança, câmeras de visão noturna vigiam todos os lados da limousine.
Motorista treinado pela CIA
Várias situações de risco e do cotidiano de Obama são simuladas em constantes treinamentos do motorista do Cadillac pela CIA. O motorista dirige isoladamente, uma vez que um vidro blindado o separa da cabine em que se encontra o presidente. Esse vidro pode ser abaixado apenas com o comando de Obama. O presidente respira um ar filtrado por um sistema especial do Cadillac, tudo para evitar contaminação em caso de ataques por armas químicas ou biológicas. Quando está em baixa velocidade, o veículo é cercado por seis seguranças a pé. Em todo o trajeto, o comboio presidencial é formado por pelo menos seis Chevrolet Suburban, com agentes que escoltam o presidente e sua equipe. O vidro traseiro do SUV da Chevrolet vai aberto, com atiradores de elite posicionados pronto para agir em uma emergência.
Se o carro que Obama usa em pequenos deslocamentos urbanos é cheio de detalhes e cuidados, imagine como é o helicóptero e o avião presidencial? Mas esses são assuntos para outras matérias aqui no Vrum.