Acompanhe também o VRUM pelo Twitter
A Cadillac é uma das marcas mais sofisticadas dos Estados Unidos. A subsidiária da General Motors tem em seu portfólio, modelos de muito glamour, referência em estilo e beleza em todo o mundo.
É fácil entender porque a Cadillac chega a ser quase um mito entre as marcas de automóveis. Ela foi a pioneira em recursos que hoje usamos em diversos modelos, como a partida elétrica (1913), motor de oito cilindros em “V” (1915), direção hidráulica (1954), controle automático de ar condicionado (1964), volante regulável (1965), computador de bordo (1978), entre outros.
No vídeo abaixo, Boris Feldman mostra um exemplar clássico do Cadillac 1941
O emblema da Cadillac é tão elegante quanto a marca. Ele é derivado do brasão da família de Sir Antoine de la Mothe Cadillac, o fundador da empresa. Logicamente, desperta muita admiração no mundo todo, com sua grinalda de plumas, um verdadeiro clássico da indústria automobilística norte-americana.
Até hoje a marca é referenciada por produtos exclusivos. O carro oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é uma limousine da Cadillac. O veículo presidencial é a limousine mais segura e equipada da história e estreou majestosamente no desfile de posse do presidente americano. No Brasil, esse fascínio pela marca não é diferente, mas como não há importação oficial para cá, quem quiser ter um Cadillac na garagem terá de recorrer aos importadores independentes e o custo, claro, é bem alto. O modelo SRX, por exemplo, que é vendido nos Estados Unidos por US$ 34 mil, é vendido por importadores brasileiros por R$ 200 mil. Esse é o preço para se ter um Cadillac, marca cobiçada por muitos brasileiros, pois nos maiores importadores de São Paulo, há fila de espera para a importação desses modelos.
Leia as outras matérias da série e descubra o significado das marcas de automóveis
Alfa Romeo
Audi
BMW