Os próximos dias prometem temperatura alta em grande parte do Brasil. Nesses dias de calor é preciso dedicar mais atenção ao veículo, para não correr o risco de ficar parado no meio do caminho, a pé e sem ar-condicionado. Confira a seguir 5 cuidados para se ter com o carro nesses dias quentes.
- 1 Ar-condicionado
Nesses dias de calor seu melhor amigo é o ar-condicionado. É ele que vai garantir uma temperatura agradável no interior do veículo. Assim, esse item merece um cuidado permanente. Uma coisa fácil e rápida de se resolver é trocar o filtro de cabine.
Se você usa muito o carro e tem problemas respiratórios, a recomendação é trocar esse item a cada 6 meses. Se não, basta trocar uma vez por ano que já está ótimo. Quando houver um tempo, vale verificar se tudo está correto no sistema.
Também é importante não forçar demais o ar-condicionado nesses dias de extremo calor. Então, se o carro ficou estacionado por horas debaixo do sol, quando for sair tente aliviar aquele calor excessivo que ficou guardado ali dentro abrindo as janelas, para só depois ligar o sistema.
Calor pode afetar o interior e o exterior do carro
- 2 Pintura
Muita gente deixa o carro estacionado debaixo do sol durante o dia. Nesses dias de calor excessivo, é bom assegurar que o carro está sempre limpo, já que o cocô de pássaros e a resina de árvore podem danificar a pintura ainda mais. Outra dica é o uso regular de um produto (como um cera automotiva) que evite o ressecamento. E não se esqueça, jamais lave o carro debaixo do sol ou com a carroceria quente.
- 3 Multimídia
O sistema multimídia é um equipamento eletrônico. Como essas telas costumam ficar muito expostas ao sol, certamente podem apresentar problemas nos dias de forte calor. A dica para quem deixa o carro exposto ao tempo é usar um tapa sol no para-brisa, quem também pode proteger o restante do painel e até os bancos.
Cuidados debaixo do capô
- 4 Bateria
Para não ficar parado no meio da rua nesses dias de calor, dê uma atenção à bateria do carro. É que a temperatura escaldante pode acabar evaporando o eletrólito, que é a parte líquida do componente. Essa dica é válida principalmente para os carros mais velhinhos, que geralmente não usam baterias seladas. Nesse caso, é bom verificar o estado dessas baterias que requerem manutenção.
- 5 Arrefecimento
O sistema de arrefecimento do carro trabalha mais nos dias de calor, e precisa estar em forma para desempenhar bem o seu trabalho. Como o sistema é fechado, não é normal que perca o fluido. Assim é preciso inspecionar se o nível no depósito está dentro do volume mínimo necessário.
Se estiver abaixo do mínimo, é preciso completar com água desmineralizada (água da torneira só em caso de emergência) e aditivo (ou mesmo o fluido pronto contendo ambos os produtos na proporção correta). Claro que todo o sistema de arrefecimento também precisa estar íntegro, sem vazamentos ou obstruções.
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