A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em primeiro turno projeto de lei 1.475/2011, que obriga a instalação de semáforos com cronômetros de contagem regressiva em ruas e avenidas de maior trânsito. O equipamento indica aos motoristas e pedestres os segundos que faltam para que o tráfego seja fechado ou reaberto ao fluxo de veículos.
Adotado em cidades como Sete Lagoas e Salvador, o semáforo com cronômetro de tempo ainda é novidade na capital mineira. Segundo o autor do projeto, vereador Joel Moreira Filho (PTC), o projeto visa aumentar a segurança de pedestres em cruzamentos com intenso movimento de veículos.
Segundo número da Prefeitura de BH, 38,8% das mortes em acidentes de trânsito na capital são pedestres. Atualmente, BH já conta com uma frota de mais de 1,34 milhão de veículos. "O trânsito está cada vez mais desumano em Belo Horizonte. Nosso objetivo é garantir a segurança tanto do motorista quando do pedestre, que terão como saber com mais segurança quando poderão atravessar ou não", explica o autor do projeto.
Segundo o projeto, caberá à BHTrans definir em quais pontos de grande movimento os equipamentos deverão ser instalados. "Várias avenidas carecem de cronômetros nos semáforos, como a Augusto de Lima, a Pedro II, a Amazonas e a Abílio Machado", exemplifica.
O projeto de lei ainda vai passar pelas comissões temáticas da Câmara, antes de ser apreciado em segundo turno. Em seguida, ele precisa da sanção do prefeito de BH, Màrcio Lacerda, para entrar em vigor.