Que o Camaro acabaria saindo de linha mais cedo ou mais tarde já não era mais novidade para quase ninguém. Porém, que a sua partida aconteceria dentro de um ano talvez seja uma surpresa. Sim, o esportivo será descontinuado, definitivamente e sem novas gerações, em janeiro de 2024. Os últimos exemplares serão produzidos na fábrica de Michigan, EUA.
No entanto, para a alegria do fãs desse modelo icônico, o vice-presidente global da Chevrolet, se pronunciou:
“Embora não estejamos anunciando um sucessor imediato hoje, fique tranquilo, este não é o fim da história do Camaro.”
Scott Bell
A verdade é que o Camaro já tem um sucessor praticamente garantido; e ele será um elétrico que deve ser lançado a partir de 2025. Foi isso o que a imprensa estrangeira já cravou, pelo menos.
O carro, inclusive, já virá equipado com a plataforma Ultium, pensada para toda a futura gama eletrificada das marcas da GM. Não se sabe, porém, se ele será um SUV ou um sedan.
Com a substituição do Camaro e a chegada de seu sucessor, a General Motor, então, estará se aproximando cada vez mais de sua meta de transição completa para a eletrificação, prevista para ser atingida até 2035.
Porém, é claro que a Chevrolet não poderia dar fim a esse consagrado veículo, o queridinho muscle car dos americanos, sem uma despedida à altura...
Camaro terá edição especial de despedida
Para fechar com chave de ouro a trajetória do Camaro, a Chevrolet lançará uma edição especial batizada de Collector's. Ela terá produção limitada e começará a ser vendida já nos próximos meses.
Os detalhes ainda são bastante restritos, mas já existem algumas suposições. Pelo vídeo divulgado nos canais oficiais da marca, é possível observar que o modelo virá com detalhes e logotipos exclusivos.
Inclusive, no R de "Camaro" do logotipo, há o desenho de uma pantera. Isso faz referência ao codinome “Panther” da primeira geração do Camaro, lançada em 1966.
Também é possível ver o emblema ZL1 no capô do veículo. Isso nos leva a crer que a nova edição será baseada na versão ZL1 do Camaro, a qual possui mais de 600cv de potência e 88kgfm de torque.
As vendas do esportivo decaíram nos últimos anos
A saída do Camaro de linha já vinha sendo especulada há, pelo menos, dois anos. Isso estava associada ao baixo despenho que o modelo estava registrando no mercado.
Em 2020, por exemplo, o esportivo registrou o pior volume comercial dos últimos 20 anos. Ao todo, foram entregues apenas 29.775 unidades, o que representa queda de 38,3% em relação a 2019.
A Chevrolet compartilhou, em seu canal do Youtube, um vídeo com spoilers sobre a nova (e última) edição especial do Camaro:
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!